Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

No Dia do Imigrante Italiano nós tentamos descobrir por que a moda é tão forte na Itália.

Gucci, Prada, Miu-Miu, Versace, Valentino, Armani, Dolce&Gabbana… Se você procura saber mais sobre moda, a Itália é o lugar certo! Sempre ditando novas tendências, o país é associado às grandes marcas e pessoas cheias de estilo. Mas você já se perguntou por que a Itália possui um mercado de moda tão forte?

Não é preciso pensar muito para perceber que a relação da moda com a arte é imensa, então não é de se admirar que um dos países que é conhecido como o berço do renascimento tenha uma grande ligação com o mundo fashion.

A catedral de Milão, cidade conhecida como capital da moda e do design

A catedral de Milão, cidade conhecida como capital da moda e do design.

A arte é viva, está sempre em movimento e tem evolução constante. Se os grandes artistas italianos começaram seus trabalhos em telas, é compreensível que o próximo passo fosse transferir a arte para a arquitetura, cinema até chegar à moda.

Atualmente a moda é um dos grandes pilares econômicos da Itália, mas esta história se iniciou após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1949 para ser mais precisa, quando o país se viu livre e precisando reorganizar sua economia. Nesta época, cineastas americanos invadiram o país da bota, gerando um grande fluxo de pedidos de figurinos para costureiros italianos como as irmãs Fontana, Valentino e Cappucci. Assim nasceram os primeiros ateliês italianos.

A partir deste momento o país já começava a se destacar no mundo da moda, mas o crescimento deste setor ainda iria evoluir muito! Como vários atores e atrizes de Hollywood estavam em um caso de amor com o país, a publicidade internacional explodiu, até que em 25 de fevereiro de 1951, Florença recebeu o primeiro desfile de moda, que contava com vários jornalistas e especialistas sobre o assunto.

Galleria Vittorio Emanuele II, local de Milão com diversas lojas de grife

Galleria Vittorio Emanuele II, local de Milão com diversas lojas de grife.

Como diriam os próprios italianos: pronto! Essa foi a receita que fez com que o país se tornasse a potência fashion que é hoje. Sempre lançando criações de tirar o fôlego e criando itens que tornam-se nossos sonhos de consumo, esperamos que, apesar das crises econômicas, a Itália continue surpreendendo e renovando a moda mundial.

Por: Marilia Alberti

http://divando.pop.com.br/italia-domina-a-moda/

Exibições: 364

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço