Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Enquanto os logotipos servem como símbolos de status e legado, os mascotes permitem mais brincadeiras e novidades.

Foto: Divulgação

Personagens divertidos e lúdicos tornaram-se nomes familiares mesmo fora das respectivas empresas que representam, e os mascotes têm um lugar em mais do que apenas comerciais e obras de arte em embalagens de alimentos. 

As marcas de luxo estão utilizando mascotes - físicos e digitais - para contar ainda mais sua história e servir como embaixadores da grife conforme o mundo da moda evolui. Os logotipos das marcas por si só costumam ser suficientes como marcadores de identificação, mas as principais etiquetas também introduziram personagens superfofos. 

A Fendi estreou seu monstrinho no desfile outono/inverno 2013, que é um personagem em evolução e que continua a aparecer em sua forma original como um amuleto de bolsa em cores brilhantes. Os monstros Lifesize Fendi até viajaram pelo mundo em 2016 para participar de eventos nas lojas da marca italiana e se apresentar na passarela. Karl Lagerfeld, o falecido diretor criativo da grife, até apareceu como um amuleto de bolsa fofo batizado de Karlito por várias temporadas. Sem mencionar que a etiqueta homônima de Lagerfeld costuma apresentar uma versão em quadrinhos do estilista em tudo, desde jaquetas de couro a fivelas de cintos.

1610459981524087 fendi monster karl lagerfeld
Karl Lagerfeld com mascotes da Fendi
1610459981745451 fendi spring 2015 karlito monster mascot1610459982009197 fendi monster backpack mens spring 2015
À esquerda: Fendi Primavera / Verão 2015 Bolsa Karlito com pingente e minibolsa monstro. À direita: Mochila monstro Fendi Primavera / Verão 2015 Masculino.

Em 2018, Louis Vuitton apresentou Vivienne, uma boneca que puxa alguns dos motivos icônicos da marca, como seu mascote. Além de ser um acessório autônomo, Vivienne já apareceu em bolsas e joias para a grife. Mais recentemente, durante o boom dos videogames de moda no ano passado, a Burberry apresentou um cervo animado como o rosto de seu jogo, B Surf.

As marcas frequentemente colaboram com empresas como a Disney, mas seus próprios mascotes podem ser usados para evocar o mesmo sentimento de nostalgia e fantasia. Semelhante ao efeito das coleções-cápsula, os itens de edição limitada que exibem um mascote da marca impulsionam o apelo comercial da marca. Os mascotes transformam acessórios e moda em mercadorias cobiçadas. 

1610459982228508 louis vuitton vivienne mascot monogram
Mascote Vivienne de Louis Vuitton.

Eles também aparecem em itens mais acessíveis, como chaveiros, o que permite que um público maior se conecte com a marca. Além disso, o aumento do uso de animação na publicidade de moda permitiu que seus personagens ganhassem vida em vídeos. 

Para marcas como Ralph Lauren, os mascotes são parte integrante do seu trabalho, atraindo uma ampla gama de clientes com estilos diferentes. Originalmente introduzido nos anos 90 como uma tiragem limitada de brinquedos de pelúcia, o Polo Bear se tornou um símbolo da moda quando foi vendido em roupas.

 

Os mais novos mascotes foram apresentados por Virgil Abloh para a série de eventos físicos e digitais da Louis Vuitton usados para promover a última coleção de moda masculina. Animais cartoonizados representando Abloh e sua tripulação, chamados Zooom with friends , apareceram em filtros e animações interativas, um movimento que a marca fez para fortalecer o "espírito comunitário diversificado que existe em torno de seu universo de roupa masculina e incentiva o público a participar do diálogo contínuo entre Virgil Abloh e seu público. " Os personagens também se juntaram às modelos na passarela masculina Primavera/Verão 2021 da Louis Vuitton .

Exibições: 311

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço