Por que as marcas de moda não podem simplesmente fazer menos coisas?

decrescimento aterro de resíduos têxteis da indústria da moda

As conversas sobre sustentabilidade na moda tendem a girar em torno de novos materiais inovadores, design sem desperdício ou o mito de que podemos consumir conscientemente para sair da crise climática. Mas, à medida que a conversa evolui, mais e mais pessoas estão perguntando: por que as marcas simplesmente não fazem menos coisas? 

Embora seja impossível obter estatísticas precisas , algo entre 80 bilhões e 150 bilhões de roupas são produzidas e vendidas todos os anos. A moda rápida é a maior culpada. No extremo final do espectro, muitas vezes você pode encontrar milhares de itens na guia Daily New do varejista de moda ultrarrápida Shein . 

O fato é que a moda tem que cortar a superprodução desenfreada - e, por extensão, o consumo excessivo - para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, reduzir o desperdício de roupas e mitigar a degradação ambiental. Simplesmente não há outra maneira de fazer isso, por mais brilhantes e empolgantes que sejam todas essas inovações e iniciativas de sustentabilidade. 

Por que a moda superproduz?

Para responder a essa pergunta, temos que entender as estruturas culturais e econômicas maiores que permitem a superprodução da moda. “O motivador são as pessoas com capital que estão tentando fazer seu capital crescer explorando quaisquer oportunidades que surjam”, explica Susan Paulson, professora do Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade da Flórida e coautora de “ The Case for Degrowth . 

Por “capital”, Paulson se refere às pessoas mais ricas que usam sua riqueza (capital) para investir em marcas de moda. Esses acionistas (que são, em sua maioria, homens brancos ricos) exigem aumento nas vendas dos negócios que ajudam a financiar, independentemente do custo para a sociedade e o meio ambiente. “Está levando designers, consumidores, fazendeiros e todos os demais a dançar essa música”, diz Paulson.

A tecnologia reduziu o custo de produção da moda, bem como permitiu aos consumidores vasculhar a internet em busca de pechinchas, de modo que as marcas estão competindo para ter a oferta mais rápida, barata e conveniente. A única maneira de tornar esse modelo de negócio lucrativo para uma empresa de moda é fabricar e vender milhões de itens. “É uma corrida para o fundo do poço”, diz Natascha Radclyffe-Thomas, professora de marketing e negócios sustentáveis ​​da British School of Fashion. “Precisamos restabelecer o equilíbrio”, explica ela, para que as pessoas que trabalham com moda não sejam “forçadas a essa mentalidade de voar ao redor do mundo para economizar um centavo ou chantagear suas fábricas”. 

Oferecer bônus adicionais, como entrega gratuita e devoluções, só piorou as coisas, diz ela. “As eficiências de digital e entrega”, diz Radclyffe-Thomas, “são as piores coisas que poderíamos ter feito neste espaço porque está levando as pessoas a comprar, comprar, comprar.” Então aqui estamos nós, com consumidores alegremente comprando e jogando fora roupas cada vez mais baratas todos os anos. 

Afastar-se desse modelo econômico exigiria um repensar monumental em como definimos sucesso, crescimento e bem-estar.

Em uma economia impulsionada pelo crescimento capitalista, a medida mais amplamente reconhecida desses critérios é o PIB: Produto Interno Bruto. A teoria é que um PIB mais alto significa uma sociedade mais igualitária, feliz e próspera. “Esse nunca foi o propósito das pessoas que inventaram o PIB”, diz Paulson. “Eles apenas disseram: é assim que vamos medir o número de bens e serviços que circulam em nossa economia. E alguns políticos, décadas depois, começaram a contar a história de que o aumento do PIB significava mais felicidade, bem-estar e saúde ”.

Radclyffe-Thomas acrescenta: “O PIB não fala sobre como a riqueza é distribuída ou como a riqueza é criada. Portanto, se você apenas disser que sua medida de sucesso é que o PIB cresceu ou diminuiu, isso geralmente não significa o que você espera que aconteça. ” 

Vale lembrar que a indústria da moda se alimenta de nossas inseguranças para nos vender mais produtos. A moda não está se concentrando na “alegria das pessoas, mas focando nos medos, inseguranças, dúvidas e ódio das pessoas”, diz Paulson. “Eles fazem você se sentir desatualizado, desalinhado, gordo, feio, não com as crianças descoladas e se sentindo mal consigo mesmo e isso te leva a pesquisar na web ou sair e experimentar roupas novas. Você está perpetuamente inseguro e se sentindo mal, isso é basicamente o que o torna um bom consumidor. ”

Essencialmente, as marcas liberam uma série de percepções sobre os trabalhadores, pessoas de baixa renda e mulheres em particular e os forçam a "sentir a necessidade de comprar roupas novas para serem aceitáveis". Ela chama esse fenômeno de "esteira", em que as compras são um meio de se convencer de que estão "contribuindo para uma nação mais feliz".

Mas, na realidade, está fazendo o oposto de nos deixar felizes. 

Como Aplicar Decrescimento à Indústria da Moda

Degrowth é um modelo econômico centrado na redução do consumo e da produção. Isso reduziria a energia e a quantidade de materiais que usamos e redirecionaria nossos recursos para a criação de uma sociedade justa e saudável. Pode parecer que não existe moda dentro desse tipo de sistema, mas, na verdade, Paulson acredita que nossa relação com a moda na verdade melhoraria sem a pressão da indústria da moda sobre nós. 

“Imagino um mundo em decrescimento, onde obtemos mais felicidade e alegria com as roupas”, diz Paulson. “A moda pode existir bem sem expandir constantemente o crescimento.” Ela aponta para as sociedades amazônicas que ainda não têm mercado financeiro, “Os adornos corporais são uma parte central e bonita da vida na qual as pessoas colocam muita energia criativa, intelectual e emocional. Isso certamente não é exclusivo do capitalismo ou de uma sociedade em crescimento infinito. ”

Será necessária a cooperação de consumidores, governos e indústria para fazer uma mudança significativa de uma economia voltada para o consumo para uma economia decrescente. Mas isso pode ser feito - basta olhar para a indústria do tabaco para ver como a educação, os impostos e a legislação podem impactar as taxas de consumo. Entre os americanos, o tabagismo atingiu uma baixa de todos os tempos em 2018 . “ Tivemos decrescimento do tabaco nos Estados Unidos após longas e duras campanhas para aumentar a conscientização sobre seus malefícios”, disse Sucharita Kodali, vice-presidente e analista principal da Forrester, uma empresa de pesquisa e consultoria. 

Não existe uma solução única para substituir o modelo de consumo atual. Nossos especialistas mencionam o aluguel, remendo e confecção de roupas, desafios de desintoxicação da moda, como a promessa de Sem roupas novas da Remake , compra de segunda mão e vintage, moda feita a partir de resíduos têxteis, revenda, alfaiataria e troca como caminhos mais positivos para nossa relação com o consumo de moda. “Eu diria que uma é ampliar o leque de possibilidades e acho que isso já está acontecendo”, diz Paulson.

E os trabalhadores do vestuário?

Mas e as pessoas que fazem nossas roupas? Afinal, 84% das exportações de Bangladesh vêm do setor de confecções do país. Reduzir isso certamente causaria perda de empregos e devastação para milhões de trabalhadores do setor de confecções.

“ A indústria de vestuário”,  diz Radclyffe-Thomas, “tem sido um facilitador para economias como China, Bangladesh, Vietnã, se industrializarem”. Nesse sentido, “obviamente há um aspecto positivo nisso”. Mas os empregos que a moda cria nesses países não oferecem o suficiente para viver, envenenando as comunidades locais. Será que US $ 95 por mês realmente compensam os efeitos devastadores sobre a saúde de efluentes tóxicos e jornadas de trabalho de 14 horas? 

Paulson diz que uma economia em decrescimento pode colocar o poder de volta nas mãos de países que dependem da indústria da moda internacional, para que possam sustentar sua economia de uma forma que beneficie seus cidadãos. “A indústria da moda depende da exploração de suas terras, de seu trabalho, de seu pessoal e da aspiração de todo esse valor para o lucro”, diz Paulson. “Existem todos os tipos de caminhos, como usar seu próprio material e sua própria energia para buscar o caminho do bem-estar conforme sua população escolher.” 

Os países que já buscam o crescimento

A dois dias de carro ao norte de Bangladesh, passando pela Índia, fica o Butão, país sem litoral. É aqui que a teoria do decrescimento foi colocada em prática com a implementação da Felicidade Nacional Bruta ou FIB. “Ele se concentra no contentamento interior, na paz e no desapego, em vez do conforto material e nos prazeres passageiros apenas”, escreve Ritu Verma, da Universidade Real do Butão.“Felicidade coletiva, preocupação e serviço para com os outros, e harmonia com a natureza e todos os seres sencientes, separa distintamente o FIB do PIB e das noções dominantes de desenvolvimento normalmente preocupadas com um sentido individualista e material de felicidade, uma busca vazia de crescimento perpétuo e estreitamente noções definidas de progresso material. ” Em outras palavras, o Butão define o desenvolvimento econômico de forma mais ampla do que apenas quantas coisas seus cidadãos consomem. 

O Butão é o único país carbono negativo do mundo, com proteção ambiental consagrada em sua constituição. Da mesma forma, na Bolívia e no Equador , os direitos da natureza estão protegidos pela legislação desde 2011 e 2008, respectivamente. Na América Latina, a contraparte do decrescimento é chamada de buen vivir , ou sumaq kawsay (que significa “boa vida”), ambos enraizados nas perspectivas indígenas. É verdade que esses são países com uma população menor do que Bangladesh ou Índia, mas eles provam que uma economia de decrescimento é mais do que apenas aspiracional ou teórica - é alcançável também. 

Crucial para qualquer mudança sistêmica significativa é a ação legislativa. “ Acho que será muito difícil sem uma ação governamental na moda - existem muitas alternativas baratas”, diz Kodali. Na verdade, se os governos continuarem a oferecer incentivos fiscais e subsídios às marcas de moda, elas continuarão a ser lucrativas. “ Precisamos de mais intervenção do governo de forma positiva e punitiva”, concorda Radclyffe-Thomas. “Se você pensar em Shein, eles estão tirando proveito do fato de não estarem pagando direitos de exportação e também não estão pagando direitos de importação, então basicamente estamos subsidiando práticas de negócios ruins.” 

A cooperação governamental é mais fácil de falar do que fazer, como os ativistas descobriram nos últimos anos. Em 2019, o Comitê de Auditoria Ambiental do Reino Unido publicou um inquérito chamado “Fixing Fashion”, que foi acompanhado por 19 ações recomendadas que o governo do Reino Unido poderia tomar para mitigar o impacto da indústria. Isso incluiu uma reforma tributária para recompensar as empresas que fazem roupas com menor impacto ambiental, um imposto proposto de plástico virgem que incluiria poliéster, taxando as marcas de um centavo por peça de roupa produzida, que seria investido em infraestrutura de triagem e reciclagem, além de proibir a incineração e aterro de estoque não vendido que poderia ser reutilizado ou reciclado. Infelizmente, todas as recomendações do comitê foram rejeitadas em 2019. 

Do outro lado do Canal, o governo francês tem apresentado leis como uma lei anti-desperdício que proíbe a destruição de produtos não vendidos e, mais recentemente, a rotulagem obrigatória de carbono para ajudar os consumidores a tomar melhores decisões de compra. Amplamente aplicadas, essas leis podem causar um grande impacto na indústria e forçar os gigantes da moda a produzir menos.

O que você pode fazer?

Para o consumidor médio, essas soluções podem parecer abstratas e além do nosso controle. “Acho que é mais fácil aplicá-lo a você mesmo individualmente do que pensar sobre ele como uma nação”, diz Radclyffe-Thomas 

Mas Paulson discorda. Ela afirma que é “perigoso convencer os consumidores de que fazemos política comprando e pronto. Os consumidores também precisam se organizar para exigir que nosso governo pare de subsidiar [e] distribuir água, óleo e poluição de graça ”, diz Paulson. “Por favor, vote, defenda e proteste que o dinheiro de seus impostos não deveria subsidiar essas empresas.” 

Uma coisa é certa, a moda não pode continuar produzindo roupas nos níveis atuais. Degrowth oferece uma estrutura para a transição de nossa economia obcecada pelo crescimento, mas seu sucesso depende da colaboração internacional, ação individual, responsabilidade governamental e empresarial e um senso de urgência. Isso realmente pode ser feito? 

“Somos humanos modernos falando, andando e se organizando por 200.000 anos . Esse tipo de exploração e crescimento capitalista existe há apenas algumas centenas de anos ”, diz Paulson. “Com uma visão histórica um pouco mais ampla, existem todos os tipos de alternativas. Temos razões tangíveis para dizer: vamos permitir que um sistema diferente evolua, vamos parar de apoiar as velhas leis e defendê-las com tanto vigor. Se permitirmos que novos caminhos surjam, eles irão. ” 

Megan



https://ecocult.com/fashion-degrowth-gdp/

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