Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI


imagem

Um estudo feito pela Robert Half, empresa especializada na contratação de profissionais para a indústria de TI, que ouviu 2,5 mil profissionais em dez países em 2012, diagnosticou que as mídias sociais têm substituído o envio por e-mail do currículo convencional quando o assunto é contratação. A pesquisa apontou que 44% das companhias brasileiras usam as mídias sociais para avaliar candidatos a colaboradores.

Portfólios virtuais são usados para apresentar trabalho desenvolvido por candidatos a vaga de emprego/ Reprodução



Essas novas ferramentas que a modernidade nos proporciona são absorvidas de imediato pelo universo da moda, tão ávido pela tecnologia e facilitações, e acabaram alterando por definitivo os processos de seleção das empresas. Logo, como devemos organizar e divulgar trabalhos criativos na Era 2.0?

Os portfólios virtuais são uma das opções nesta batalha. Por meio do e-Portfólio você ganhará acesso rápido às empresas distantes do seu domicílio, enriquecerá o currículo tradicional através da oferta de um link, tornará seu trabalho global ao permitir que seja localizado em sites específicos, minimizará os custos com impressão, terá mais comodidade para manter, adequar e transportar.

Ao contrário do Curriculum Vitae que evidencia de forma textual e teórica suas experiências, habilidades e formação, o portfólio virtual permite que você comprove de forma prática os resultados, a habilidade com as ferramentas e as competências de forma gráfica ou audiovisual.

Por isso, seguem algumas orientações para construção de um portfólio virtual mais competitivo:

- Organize os projetos por categorias: estampas, acessórios, coleções femininas, masculinas...
- Escolha apenas os melhores trabalhos. Gerou dúvida? Descarte!
- Inicie e finalize com os melhores projetos, assim você mantém a expectativa do avaliar até o final.
- Escolha alguém tecnicamente crítico como tutor para avaliar seu portfólio virtual, pode ser um professor ou profissional do mercado. Peça que lhe apontem três pontos positivos e negativos nessa avaliação.
- Algumas empresas pedem, na entrevista, que você disponibilize uma cópia do portfólio para continuidade do processo seletivo, por isso, mantenha versões em CDs ou pen drives.
- Salve os arquivos na extensão PDF.
- Esqueça a ideia de “trabalhos da escola”, o portfólio é síntese da sua vida profissional e deve expressar essa imagem.
- Você tem poucos trabalhos reais? Então desenvolva alguns como se fossem verdadeiros para empresas conhecidas.
- Apresente um projeto que demonstre o processo criativo. O caminho percorrido evidencia a criatividade, inovação e habilidade técnica.
- Inicie todos os trabalhos com uma breve descrição do projeto e sua função.
- Cuidado com a exposição de trabalhos de ex-contratantes. Tenha autorização para expor marcas e projetos. Dê os devidos créditos em trabalhos colaborativos.
- Atente-se ao limite de trabalhos expostos. De 1 a 2 trabalhos por categoria – não coloque a coleção inteira e aponte as referências criativas (painéis iconográficos).

Existem vários sites que trabalham (gratuitamente) com o compartilhamento específico de e-Portfólios. Você deve usá-los porque agrupam profissionais com um mesmo interesse, tem ferramentas pensadas para essa finalidade e facilitam a busca e comparação de portfólios pelos contratantes. Algumas indicações de sites de compartilhamento são Béhance, Coroflot, Kawek, Carbonmade e Zuinn.


Por Eduardo Vilas Bôas
Professor de Moda do Senac SP

Exibições: 431

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço