Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Caro Erivaldo vc poderia divulgar o Mestrado da USP Grata Adelina
Prezados,
Gostaria anunciar que na próxima segunda-feira (22/08/2011)estarão
abertas as inscrições para seleção da segunda turma de Mestrado em
Têxtil e Moda para 2012 aqui na USP, para mais detalhes acesse
  http://each.uspnet.usp.br/postextilemoda/
Se puderem anunciar nas empresas e para os parceiros ajudariam muito
o nosso novo programa de pós-graduação.
Qualquer dúvida estou a disposição para esclarecimentos.
Atenciosamente
Prof. Dr. Maurício de Campos Araújo
Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP)
Têxtil e Moda
Universidade de São Paulo
Av. Arlindo Bettio, 1000.
Ermelino Matarazzo
CEP: 03828-000
Tel. 55-11-3091-8851
Skype: maucaraujo
www.each.usp.br

Têxtil & Moda

Programa de Pós-graduação
Universidade de São Paulo

Estrutura
Pós-Graduação em Têxtil e Moda
O Programa de Pós-Graduação em Têxtil e Moda na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo é organizado em uma Área de Concentração, Têxtil e Moda, e duas Linhas de Pesquisa:
A estrutura geral do Programa de Pós-graduação em Têxtil e Moda segue as normas descritas no Regimento da Pós-Graduação estabelecida pela CoPGr/USP e atende às normas da CPG/EACH que regula os cursos oferecidos na Pós-Graduação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades.

Proposta
Interdisciplinaridade
A Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo foi criada com uma proposta inovadora no ensino universitário brasileiro: a interdisciplinaridade. A oferta de disciplinas diversas, mas coligadas entre si. O escopo de cada curso oferecido vem ao encontro do pensamento de que o profissional do século XXI deve possuir uma visão holística. Na pós-graduação em Têxtil e Moda, a interdisciplinariedade estará presente nas linhas de pesquisa propostas e será consolidada em suas bases conceituais e teóricas através da transmissão de conhecimentos científicos, técnicos e culturais próprios para uma formação holística, seguida do trabalho experimental específico necessário ao preparo da dissertação.
Abrangência
Historicamente a cadeia Têxtil é dividida em indústria de confecção e indústria têxtil. Esta divisão criou problemas na comunicação que prejudicaram e ainda prejudicam o desenvolvimento tecnológico criativo e de projeto de ambas. Os cursos técnicos e universitários da área, ora vigentes, perpetuam esta dicotomia, criando especialistas em um ou outro segmento e deixam de lado o fato de que ambos pertencem a uma mesma grande e complexa cadeia produtiva. O presente Programa de Pós-Graduação em Têxtil e Moda será integrador na medida em que une conhecimentos da cadeia têxtil como um todo sem divisões conceituais ou baseadas na especificidade de suas operações.
Público alvo
O perfil dos ingressantes será formado por graduados no ensino superior de áreas de têxtil, engenharias, arquitetura, administração, moda, design, artes visuais, comunicação e outras formações do conhecimento com afinidade aos ramos têxtil, do vestuário e da moda. Assim, os objetivos fundamentais do Programa de Pós-Graduação em Têxtil e Moda são as formações de professores, pesquisadores e de profissionais de alto nível e com formação holística, a fim de fomentar a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento tecnológico na cadeia têxtil.

Objetivos
Gerais
Fomentar e divulgar pesquisas que contribuam para o conhecimento, a consolidação e a ampliação do setor têxtil e moda brasileiros em todas as suas áreas de abrangência.
Desenvolver atividades de pesquisa, tanto por intermédio das disciplinas e atividades programadas, quanto do uso de laboratórios específicos e tecnologicamente avançados, nas diversas áreas envolvidas na cadeia têxtil brasileira, auxiliando em sua consolidação.
Formar profissionais com perspectivas intelectuais abrangentes para compreenderem os mecanismos estruturais do sistema nos quais estão envolvidos, podendo atuar na iniciativa privada, no governo ou em instituições de ensino ou pesquisa.
Formar profissionais que estejam aptos a atuarem na geração e desenvolvimento de novos produtos, processos e aplicações de matérias-primas têxteis do Brasil e do mundo.
Formar, em nível acadêmico, profissionais, professores e pesquisadores capazes de atuar no setor têxtil e moda brasileiro de maneira inovadora, cooperativa e com visão integradora das diversas áreas do conhecimento.

Exibições: 632

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço