Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

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Atualmente, nenhum desfile de moda em Milão parece ser mais importante do que o da Prada, onde os designers são vistos como a extrair fragmentos da História da Moda e do Design para não a repetirem.


Prada - Outono-Inverno 2024/2025 - Womenswear - Milão - ©Launchmetrics/spotlight


Esta estação, a dupla Miuccia Prada e Raf Simons trabalhou com uma série de tecidos, silhuetas e símbolos reconhecíveis, mas ao misturá-los inesperadamente, criaram algo muito novo. De facto, é a coleção mais contemporânea até agora nesta estação.
 
O elemento chave foi uma série de vestidos e vestidos-casaco que eram clássicos à frente, antes de se tornarem lingerie atrás ou calças alargadas à frente. As saias pareciam feitas de blazers masculinos do avesso, mas tão bem cortadas que exibiam sempre uma super elegância, e eram frequentemente usadas com casacos de trespasse.

O efeito líquido, contra intuitivamente, era bastante romântico. Mulheres autoritárias em busca do amor, com casacos de seda fantasticamente amassados, vestidos cocktail cool e alfaiataria de classe.
 
"Trabalho com fragmentos de história, para aprender alguma coisa. Tudo, desde a moda à política e à arte.  Pegar num pedaço do passado não é conservador, é libertador", explicou Miuccia após o desfile, rodeada por cerca de 40 editores que se agacharam para gravar as suas respostas silenciosas com os telemóveis.
 
Fragmentos de tecidos também, como os vestidos tubulares feitos com restos de fitas, combinados com botas de hussardo e capacetes de cavalaria, igualmente com fitas. Tudo ideal para um baile.
 
O convite da dupla – um pedaço retangular de papel castanho recortado com uma romântica letra P em branco açucarado – sugeria que se podia ir a um baile. O que, de acordo com Miuccia, era um símbolo para todas as mulheres, mesmo que o chique duro que mostrava sugerisse que o dever da moda é também libertá-las.



Prada - Outono-Inverno 2024/2025 - Womenswear - Milão - ©Launchmetrics/spotlight


Houve até uma nova coleção de casacos de basebol em pele, em castanho ou cru, cada um deles bordado com P 13, em referência ao ano de nascimento da marca Prada. No entanto, Miuccia avisou: "Nunca quero enviar mensagens com números e logótipos!
 
E num truque de estilo inteligente, as modelos usaram cintos com ilhós à volta dos braços, para segurar uma série de novas malas, um look que irá certamente iniciar uma verdadeira tendência. Tudo isto num espaço de exposição com pavimento de vidro, por baixo do qual se encontrava um pequeno riacho com margens cobertas de musgo, folhas caídas e pedras.
 
A atitude era intensificada por uma grande série de chapéus de capitães de navios, oficiais de artilharia e patrulheiros de estrada em serviço. As silhuetas eram variadas, incluindo até casacos de motards justos com gola em funil.

O clímax veio com casacos de percal técnico com golas em funil em formas expansivas dos anos 50, outro look que os talentos diminutos irão certamente copiar. Sugerindo uma elegância contemporânea ao mesmo tempo que se mergulha no passado.
 
"Estávamos a pensar na ideia de beleza e amor, amor pela moda, pela história ou pela música", acrescentou Raf, antes de aparecer um enxame de estrelas de cinema, desde a pequena Emma Watson até à corpulenta Gwendoline Christie.

TRADUZIDO POR
Helena OSORIO


 

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