Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Troca de coleção para o inverno e alta do dólar podem explicar aumento expressivo do IPP do vestuário.

Se o indicador geral de preços ao produtor permaneceu negativo em fevereiro, como foi em janeiro, as roupas desgrudaram dessa tendência e os preços dispararam, mesmo comparando com fevereiro do ano passado. O IPP geral do mês foi negativo em 0,26% em relação a janeiro, informou o IBGE, que apresentou ontem, 30 de março,os resultados da pesquisa mensal. Já os preços de vestuário subiram 4,11% sobre o mês anterior, sendo o terceiro maior reajuste entre as 23 atividades monitoradas para o estudo. Só não foi maior que fumo (4,92%) e outros equipamentos de transporte (4,43%).

Até mesmo em relação a fevereiro de 2014, o aumento foi expressivo: 5,12%, mostra a pesquisa do IBGE. Janeiro foi mês de promoções e liquidação de estoque. Em fevereiro, aumentou o ritmo de lançamentos das coleções de inverno 2015 e a safra de pedidos que começam a ser entregues para abastecer as novas vitrines, condições que podem ter influenciado nessa alta. Pode também refletir a escalada do dólar sobre o real, que deixou as importações mais caras e o custo foi repassado. O reajuste no segmento foi grande e ainda mais surpreendente porque começou o ano em queda.



Pela análise do IBGE, camisas e camisetas, além de peças de malha para uso feminino, foram os itens que mais subiram o preço no mês, registrando aumento médio de 3,02%.

A indústria de produtos têxteis continuou a reajustar os preços, contudo, em ritmo mais contido do que ao iniciar o ano. Se em janeiro o aumento foi de 1,33%, o IPP de fevereiro na categoria ficou em 0,48%. A atividade manteve, assim, o perfil exibido no primeiro bimestre de 2014.Jussara Maturo -

http://www.gbljeans.com.br/noticias_view.php?cod_noticia=5973

Exibições: 327

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço