Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Pesquisa do IBGE mostra que o índice de inflação no setor em 2013 ficou ligeiramente abaixo da alta de 5,79% registrada no ano anterior.

Apesar do patamar alto de reajuste, 5,38%, a inflação no setor de roupas, calçados, jóias e tecidos foi em 2013 menor que o índice registrado no ano anterior, de 5,79%. No segmento de vestuário, os produtos para crianças e mulheres puxaram a alta: acumulando inflação de 6,20% e 5,92%, respectivamente, revela a pesquisa para composição do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), cujo resultado do ano e de dezembro foi divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), na semana passada.

O preço das roupas masculinas subiu 4,01% no ano e o de tecidos, 3,98%. Nessa categoria de atividade o reajuste mais alto observado no ano foi o de jóias e bijuterias, com aumento de 8,83%. Calçados e acessórios registraram aumento de preços de 5,07%, mostra a pesquisa do IBGE para o IPCA do ano (veja o gráfico).



Em dezembro, o movimento de desaceleração foi suave, com alta de 0,80%, depois de 0,85%, em novembro, e do surpreendente 1,13%, de outubro, o mais alto de 2013 apresentado pelo setor. Novamente, roupas femininas pressionaram o índice do mês com reajustes de 1,54%, bem acima dos praticados pelos demais segmentos.



Entre as 11 capitais, Rio de Janeiro e Recife foram as mais caras em dezembro. No mês, o Distrito Federal foi a única cidade a registrar deflação em todos os segmentos pesquisados, com exceção de roupas infantis, que teve alta de 0,66%. No ano, as três cidades com preços mais inflacionados foram, pela ordem, Recife, Belém e Curitiba, veja o gráfico acima para conferir a inflação de roupas em dezembro das regiões metropolitanas, cujos preços são monitorados pelo IBGE e que, a partir de janeiro de 2014, passará a incluir Vitória (ES) e Campo Grande (MS).

http://www.gbljeans.com.br/noticias_view.php?cod_noticia=5026

Jussara Maturo

Exibições: 131

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço