Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Quase metade da população mundial vive agora em lares com renda suficiente para ser considerada de “classe média”. Impulsionada em grande parte por uma explosão nesta parte da sociedade na Índia e na China, e agora se espalhando para o Sudeste Asiático, essa tendência talvez tenha passado despercebida por alguns. Mas o que não passou despercebido é o resultado líquido dessa mudança titânica no modo como bilhões de pessoas agora vivem suas vidas.

Este artigo faz parte da Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial


Precisamos mudar o modelo do fast fashion. Veja como stylo urbano 1

Opções

Supermercados são santuários para a escolha, com seus corredores cheios de incontáveis ​​tipos de pão, carne e produtos, e é exatamente isso que comemos. A revolução digital também melhorou e fortaleceu a disponibilidade de múltiplas opções. Onde as redes de TV, estúdios de cinema e gravadoras prevaleceram, a geração atual consome conteúdo digital por meio de opções ilimitadas fornecidas por provedores baseados em assinatura, como Netflix e Spotify, sem mencionar uma variedade de plataformas de streaming de música online gratuitas. Mas uma questão importante a ser feita é se essa abundância de escolha gera utilidade adicional em nossas vidas. Em um nível mais humano, ter acesso imediato a mais opções nos deixa mais felizes?

Moda: rápida e linear

O fenômeno moderno do fast fashion surgiu devido ao nosso desejo de ter as últimas modas mais rápidas e a um preço mais baixo. Isso levou a diminuição das linhas de tempo para produtores e transportadores, bem como varejistas. As roupas são produzidas em massa a uma velocidade alucinante, depois enviadas para varejistas que têm uma janela limitada para vendê-las antes da próxima remessa chegar.

O resultado? Toneladas e toneladas de roupas não vendidas. Segundo a Fundação Ellen McArthur, um caminhão de lixo de tecidos (cerca de 12 a 14 toneladas) é desperdiçado a cada segundo . Em julho de 2018, a marca de moda Burberry enfrentou indignação global quando foi revelado que eles queimaram quase US $ 40 milhões em roupas não vendidas , bem como outros itens de luxo, para evitar que as peças fossem vendidas a preços mais baixos e com isso desvalorizar a marca.


Precisamos mudar o modelo do fast fashion. Veja como stylo urbano 2

Roupas não vendidas são apenas a ponta do iceberg. Mesmo com o aumento dos volumes de produção, a utilização de roupas – o número de vezes que as roupas são usadas.... Enquanto a média global em 2016 foi de cerca de 120 utilizações por artigo de vestuário (menos de 200 utilizações em 2002), a China registou uma queda drástica para 62 utilizações, enquanto os EUA sempre tiveram uma média de 40 utilizações.

A realidade é que roupas descartadas não seriam um problema se a indústria tivesse uma infra-estrutura estabelecida para a reciclagem de roupas velhas.Estima-se que apenas 13% do total de insumos para a produção de roupas novas de materiais reciclados pós-uso. Por fim, o próprio processo de produção de roupas é frequentemente visto como recurso intensivo, desperdício e geração de resíduos. De acordo com o relatório citado acima, se nada mudar, as emissões de carbono da indústria continuarão a subir e absorverão mais de um quarto do orçamento de carbono para um cenário de 2˚C.

A correção: redesenhando a moda

De acordo com o relatório Pulse of the Fashion Industry – publicado em 2017 pela Global Fashion Agenda e pelo Boston Consulting Group – obter fontes mais renováveis, implementar inovações nos processos de fabricação e abordar várias questões sociais, como práticas trabalhistas em suas cadeias de suprimentos, poderia gerar US $ 192 bilhões para a economia global em 2030. A oportunidade é enorme.

Mas resolver o problema não será fácil. Há fatores práticos e emotivos em jogo em qualquer tentativa de mudar o comportamento. Com bilhões de pessoas nas economias em desenvolvimento entrando na classe média pela primeira vez, com a intenção total de comprar o que precisam e o que desejam, é improvável que mudemos o comportamento do consumidor na escala e no ritmo que são necessários.

A indústria também emprega cerca de 300 milhões de pessoas em toda a cadeia de valor. Qualquer solução proposta deve levar em conta a necessidade e o direito das pessoas de desenvolver e melhorar suas vidas e fazer parte de transações globais. Quais são, então, caminhos disponíveis para resolvermos o problema? Primeiro, precisamos resolver o problema do lado da oferta da moda. Mais de 63% das cadeias de suprimento de fibras têxteis existentes são representadas por sintéticos como poliéster e acrílico.

Embora sejam mais baratos do que os materiais orgânicos, os sintéticos são baseados em fósseis, não biodegradáveis ​​e são difíceis de reciclar. Uma indústria pesada sintética também gerará microfibras de plástico que encontrarão seus caminhos nos oceanos. Precisamos nos mover em direção a fibras circulares, biodegradáveis ​​e naturais produzidas com responsabilidade.

Em segundo lugar, precisamos encontrar uma maneira de tornar a indústria mais circular, bem como incentivar os consumidores a substituir a cultura descartável atual por uma que valorize a reciclagem e o uso a longo prazo. As cadeias de suprimentos precisam ser incentivadas a produzir misturas mais puras de roupas para facilitar a reciclagem, o que significa que a construção e a desconstrução de peças de vestuário devem ser incorporadas ao processo de design, e não uma reflexão tardia.

Em terceiro lugar, não devemos cometer o mesmo erro que outras indústrias em que os fabricantes abandonam os produtos. No futuro, as roupas produzidas a partir de fibras recicladas não devem ser vistas como inferiores pelos consumidores, para serem vendidas, portanto, a um preço reduzido. Para que a fibra têxtil reciclada cresça em escala, devemos dar o impulso, incentivando a reciclagem. Nesse cenário, as forças do mercado determinariam um prêmio para a fibra têxtil reciclada que se transforma nas roupas que vestimos.

Entendendo as escolhas para mudança

Será que estamos realmente mais felizes quando temos acesso imediato a mais opções? A moda fornece utilidade e expressão em nossas vidas diárias. Entender as escolhas que temos dentro do setor de fibras naturais é de fato importante, pois cada um tem suas próprias forças e fraquezas. Mas o que não podemos mais discutir é que chegou a hora de fazer a transição para um sistema têxtil que possa abraçar e incorporar mudanças que proporcionem melhores resultados sociais e ambientais para o melhoramento tanto das gerações atuais quanto aquelas que estão por vir.

http://observamoda.org/mercado/precisamos-mudar-o-modelo-do-fast-fa...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 330

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço