Por Fabiano Reis,
Docente das áreas Têxtil e Vestuário, Mestre em Política Científica e Tecnológica e sócio da Carlota Reis Camisaria Feminina
Finalizada a etapa de corte industrial, devemos formar lotes de peças para o envio para a costura industrial. Podemos separar o lotes de peças por:
– Tonalidade e cor
– Tecido
– Tamanho
Os lotes de costura podem ser divididos em dois modelos:
– Lotes de costura por partes juntas
– Lotes de costura por partes separadas
No modelo de lote por produção por partes juntas enviamos para o setor de confecção todas as partes que compõem o modelo.
Esse modelo de envio é utilizado quando a peça a ser costurada é de simples associação e não necessita de preparação de costura.
As peças desse modelo de lote devem ser separadas de acordo com as partes do modelo, por exemplo: traseiro, dianteiro e cada etapa deve ser destinada a um setor específico responsável pela costura do dianteiro e do traseiro da peça.
Uma costura pode ser definida como uma seqüência de pontos destinada a fazer a união de duas ou mais partes de material, que é utilizado na montagem das partes de uma peça do vestuário. De um modo geral, as costuras devem possuir propriedades físicas idênticas aos materiais a qual elas são costuradas. O tipo ponto e linha utilizada em cada tipo de costura irá depender do tipo de aplicação e do material costurado.
Principais Defeitos de Costura
Defeitos | Causas prováveis |
Densidades de pontos inadequados | Não contém 1 ou 2 pontos/cm ou por polegadas especificadas. |
Costura que corta o tecido | Em determinados tecidos onde devem utilizar se, agulhas de ponta bola o desgastes ou imperfeição podem romper as fibras e os fios. |
Costura frouxa | Quando os pontos são maiores que o especificado. |
Costura apertada | Quando os pontos são mais apertados que o especificado. |
Costura franzida | Quando se produz diferenças de tensão por arraste ou por entrega do tecido. |
Costura rompida | Quando rompe alguma linha de costura devido ao aquecimento da agulha, geralmente em fios sintéticos. |
Costura sem fio | Quando se rompe a linha de costura antes de terminar a operação. |
Partes sem costura | Quando a operária se esquece de fazer a costura. |
Costura irregular | Quando se produzem alternadamente pontos folgados e pontos apertados, o que resulta densidade de pontos irregulares. |
Costura com pontos escapados | Quando por má regulagem da máquina produz um ponto sem ligar. |
Costura escapada | Quando não a união das partes costuradas. |
Costura não casada | Quando as costuras não se encontram no fim da peça pelo fato das partes não ter o mesmo tamanho. |
Costura torcida | Quando não segue a direção devida. |
Costura com pouca borda | Quando é deixada pouca margem entre a borda e a costura. |
Costura excessivamente folgada | Quando se deixa uma margem demasiadamente grande entre a borda e costura. |
Linha inadequada | Quando não existe qualquer afinidade entre a linha de costura e o tecido. |
Linha diferente | Quando se utilizou linha errada por engano. |
Linha pouca elástica | Quando falta elasticidade necessária à costura. |
Linha demasiadamente elástica | Quando produz uma costura defeituosa ao lavar. |
Linha suja | Quando a linha de costura esta com alguma partícula de sujidade. |
Furo de agulha | Causado por stiffness (dureza) do tecido ou agulha que não esteja em conformidade. |
Costura caída | Quando não se respeita o limite de aplicar a costura o que pode ocasionar o rasgo da peça. |
http://www.audaces.com/costura-industrial/
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI
Tags:
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por