Desde segunda-feira, 29, o presidente da RenauxView, Armando Hess de Souza, é o novo diretor-presidente da Karsten, de Blumenau. A negociação entre os dois grupos iniciou no mês de abril, e nesta semana, a nova diretoria – formada também por Rui Souza, Márcio Bertoldi e Alvin Rauth Neto – começou, de fato, o expediente na empresa blumenauense.

De acordo com Souza, o interesse na Karsten surgiu devido à história de sucesso da empresa centenária. “A nossa motivação para o negócio foi o grande conteúdo que a empresa tem. Ela tem uma consistência, uma tradição, afinal, são 132 anos, quanta história, quantos ciclos já passaram por ali. Isso nos fascina e, por isso, queremos continuar escrevendo essa história de sucesso”, diz.

O negócio se consolidou através da Amar Administradora de Bens, grupo de investidores formada por Armando, Márcio, Alvin e Rui. O contrato de investimento aprovado pelo Conselho de Administração da Karsten foi de R$ 40 milhões no capital da empresa, mediante a emissão de novas ações. “Foi uma negociação normal, uma empresa fantástica como a Karsten, com um potencial extraordinário. Vimos essa oportunidade de negociação, tínhamos uma liquidez pela venda da Dudalina, criamos a sociedade Amar, e juntamos o capital para nos associarmos com a família Karsten. Junto com a família Karsten, a sociedade Amar tem a maioria do capital da empresa”, afirma.

Souza destaca que, aos poucos, a nova diretoria vai implementar um novo ritmo de trabalho à empresa blumenauense. “Com certeza, muitas coisas vão mudar, assim como mudamos na RenauxView, mas com o tempo. Não vamos entrar lá e fazer uma revolução, isso não existe. Nós precisamos tomar pé da situação, conhecê-la profundamente para poder, junto com a equipe, desenvolver novas soluções de produto, valorização de marca, canais de distribuição”.

Mesmo assumindo o comando da Karsten, Souza ressalta que continuará presente na RenauxView, em Brusque. “Darei expediente dois dias em Brusque e três em Blumenau. Na RenauxView, tudo continua como está. Continuarei morando em Brusque também, sou cidadão brusquense desde pequeno. O trabalho seguirá normalmente”.
Experiência

Há oito anos, quando Souza assumiu o controle acionário da Renaux, a empresa passava por sérias dificuldades. A nova direção reestruturou o grupo, que passou a se chamar RenauxView, e modificou o foco da empresa que, de produtora de fios e tecidos, passou a produzir soluções para os segmentos de moda feminina, infantil, masculina e homewear.

De acordo com Souza, a experiência da reestruturação da RenauxView será fundamental para o trabalho na Karsten . “Falar que o gerenciamento será da mesma maneira é difícil, porque são situações diferentes, tempos diferentes, já se passaram oito anos desde o início da RenauxView, mas com certeza, vamos usar a experiência daqui para aplicar lá”.
Hoje, a Karsten tem, aproximadamente, 2.500 funcionários, já a RenauxView conta com 700 colaboradores. Souza afirma que, a fusão das duas empresas não está nos planos da nova diretoria. “A estrutura de capital é muito diferente. As duas empresas poderão sinergizar, porque são do mesmo setor, mas elas têm atividades muito distintas. Na RenauxView, o foco são tecidos de alto valor agregado e a Karsten tem o segmento de cama, mesa e banho, que vai continuar porque é muito forte, e tem potencial de desenvolvimento ainda maior. Não existe cogitação de fundir as empresas”, ressalta.

Sobre a Karsten


A Karsten foi fundada por imigrantes alemães em 1882 em Blumenau. Hoje, fornece artigos de cama, mesa, banho e decoração para as principais redes de varejo do Brasil e detém as marcas Trussardi, Karsten e Casa In, exportando seus produtos para mais de 10 países.

Jornal Municipio Dia a Dia 02/10/14

Fonte: http://municipiomais.com.br/presidente-da-renauxview-assume-o-coman...