Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

     Faltam-nos dados precisos sobre a data da fundação das primeiras fabricava de fios e tecidos do Norte e Nordeste do pais. há referências a   oficinas de fiar e tecer existentes no fim do seculo 18 mas escsseiam as informaçoes a respeito. De Vincenzi cita Vila Rica com sede da primeira  fábrica de tecidos e indica 1814 com sendo o ano de fundação.

      De acordo com Souza Leao, por volta de 1808 ja trabalhavam no Brasil 2 ou 3  fabricas, ainda que em luta com dificuldades grandes. Em junho de 1813, Thomaz Rodrigues chega  São Paulo com maquinas para tecer e instalar uma fabrica que pouco  exito teve e desapareceu alguns  depois.

      Após a independencia, embora tivessem, ainda, que lutar contra a proteção alfandegária que continuava a ser dispensada aos tecidos ingleses, foram surgindo algumas fábricas maiores ; e, por volta de 1860, estas já representavam 2 dezenas, localizadas principalmente no Maranhão, Pernambuco e Bahia, compostas em geral de taeres rudimentares, feitos de madeira e movidos a abraço ou a pé.

       A primeira fábrica de tecidos a vapor fundada em São paulo e que conseguiu prosperar e funcionar foi à fábrica São luis, da cidade de Itú, surgida em 1869, de propriedade do coronel Luis Antomio de Anhaia. Contava 24 teares, movido por uma caldeira a vapor de 30 cavalos, que conseguia produzir diariamente 1.200 varas de pano.

         Apos 1875 começou a ser feito o maior apoio oficial a industria textil algodoeira, com a criaçao de tarifas aduaneiras que vieram dificultar a importação dos artigos têxtis europeus

Exibições: 243

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço