Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Principal parceiro da indústria têxtil e do vestuário, SENAI CETIQT inaugura novas instalações

Brasil precisa formar 871 mil profissionais para os setores têxtil e químico até 2025. Referência em educação, tecnologia e inovação, centro passa a funcionar na Barra da Tijuca, no RJ.

As novas instalações abrigam a Faculdade SENAI CETIQT e o Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção
As novas instalações abrigam a Faculdade SENAI CETIQT e o Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção

Ao escolher uma roupa ou acessório para vestir, você avalia um conjunto de critérios, como conforto, cor, modelo, ocasião e até mesmo a marca. Por trás dessa escolha – simples para uns, mas já complexa o bastante para outros – está uma infinidade de soluções que passam despercebidas aos olhos do consumidor, como impressão 3D, design tridimensional, escaneamento corporal, fibras biossintéticas e testes de flamabilidade. 

São essas inovações que movimentam um dos setores mais dinâmicos da economia brasileira, que coloca o país como referência mundial: a indústria têxtil e do vestuário. Em todo o mundo, o setor passa por transformações na cadeia produtiva e nos processos, que têm se tornado mais tecnológicos e sustentáveis.  

Para garantir que o país não perca competitividade em relação aos países que brigam pela liderança, como China e Índia, é preciso dar as condições para que as empresas se modernizem e formar mão de obra qualificada e antenada com as novas práticas de mercado.

Inauguração das novas instalações 

Toda a expertise em integrar educação e inovação, teoria e prática, ganhou alcance nacional com a criação da Rede Têxtil e de Confecção do SENAI, em 2017. O objetivo da rede é desenvolver ações integradas com os 27 departamentos regionais do SENAI para apoiar o setor com produtos educacionais e de tecnologia.

Nesta quinta-feira (4), a instituição dá um novo passo, com a mudança de endereço para a Barra da Tijuca. As novas instalações abrigarão a Faculdade SENAI CETIQT e o Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção, em um espaço de 16 mil metros quadrados de área construída.

Além do presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, participaram da inauguração o diretor do SENAI, Rafael Lucchesi, o presidente da Abit, Fernando Pimentel e o diretor executivo do SENAI Cetiqt, Sergio Motta

Presente na inauguração do novo espaço, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, destacou a importância do SENAI para o setor.


"O SENAI está se tornando um parceiro cada vez mais importante para a indústria em inovação e tecnologia. Esse é o futuro da indústria e o papel do SENAI: não só ajudar a formar pessoas, mas contribuir para o crescimento e o desenvolvimento tecnológico do nosso setor", afirmou.


Referência nacional em P&D e na formação profissional 

No Brasil, esse trabalho tem sido realizado pelo Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (SENAI CETIQT), localizado no Rio de Janeiro. Principal parceiro do setor, ele reúne, em um mesmo lugar, o centro de tecnologia e inovação com a faculdade, que oferta cursos técnicos e superiores.  

Até 2025, o país precisará qualificar 647 mil pessoas em ocupações de nível básico a superior na área Têxtil e vestuário. Desses, 78% são profissionais já inseridos no mercado de trabalho que precisam se atualizar. Ao todo, serão 618.522 postos de trabalho no setor, o que representa um crescimento de 3,9% (confira os números abaixo). Os dados são do Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, divulgado pelo Observatório Nacional da Indústria. 

Considerada a terceira melhor faculdade de design de moda no Brasil e a melhor do Rio de Janeiro, a faculdade SENAI CETIQT também oferece serviços e cursos na área de Química e materiais. O setor deverá empregar 258 mil pessoas em 2025, e a necessidade de formação, inicial e continuada, até lá é de 224 mil profissionais. 

No que diz respeito aos desafios para as indústrias inovarem, o centro oferece serviços de consultoria e metrologia. Isso significa entregar soluções desde a criação até a comercialização dos produtos, focados na redução de custos de projeto e na melhoria do desempenho de processos e produtos para contribuir no aumento da competitividade, sustentabilidade e incremento tecnológico das empresas.  

O Instituto de Tecnologia Têxtil e de Confecção já atendeu 1.667 empresas desde 2016; e o ganho de produtividade é de 63% em média. As empresas inovam e conseguem produzir mais, aumentando sua rentabilidade. Para isso, elas contam com o único laboratório de flamabilidade da América Latina e o novo Fashion Hub Design, que será inaugurado nesta semana.

.

Principais números das novas instalações do SENAI CETIQT 

  • 20 salas de aula
  • 25 laboratórios de Engenharias e de Design e Produção do Vestuário
  • 7 laboratórios de Metrologia - Físico, Químico, Flamabilidade, Toxicicidade, Colorimetria, Microbiologia e Calibração
  • 1 Organismo Certificador de Produto (OCP), focado em máscaras cirúrgicas e cinturões de segurança
  • Fashion Design Hub, composto de Espaço Maker e Coworking, Laboratórios de Prototipagem (de Confecção e 3D) e Planta de confecção 4.0, a primeira da América Latina

Por: Amanda Maia

Fotos: Iano Andrade

Da Agência de Notícias da Indústria

https://senaicetiqt.com/conhecimento/

https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/inovacao-e-tecno...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 265

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço