A produção global de algodão deverá exceder o consumo em 2025/2026, mantendo o comércio estável, com a Índia a liderar a área cultivada, a China a confirmar-se como principal consumidor e produtor e o Brasil a apresentar-se como o maior exportador.

[©Pixabay-Bobbycrim]

A previsão do International Cotton Advisory Committee (ICAC) para a produção global de algodão, na época 2025/26, é de 25,9 milhões de toneladas, ultrapassando a estimativa de consumo de 25,6 milhões de toneladas, avança o Just Style.

Por outro lado, o ICAC reporta que o comércio mundial de algodão se mantém estável, em 9,7 milhões de toneladas.

As projeções revelam ainda que a Índia continuará a ser o país com a maior área de cultivo de algodão, representando 38% da área global dedicada à cultura. Já a China deverá manter-se como o maior produtor mundial, contribuindo com 24% da produção global.

Entre os principais importadores, o Bangladesh continuará a liderar, sendo responsável por 19% das importações globais de algodão. Por outro lado, o Brasil deverá consolidar-se como o maior exportador, respondendo por 32% das exportações internacionais.

No que diz respeito ao consumo, a China permanecerá como principal consumidora, com uma previsão de 8,2 milhões de toneladas, o equivalente a 32% do total mundial.

O comité prevê, para a próxima época, uma variação de preços entre 0,57 e 0,94 dólares (aproximadamente entre 0,66 e 1,08 euros) por libra (450 gramas), com um valor médio estimado de 0,73 dólares por libra.

Segundo a análise anual realizada pelo National Cotton Council dos EUA, o consumo global de algodão deverá aumentar 1,7%, para 119,9 milhões de fardos, na época 2025/2026. Esse crescimento, aliado à expansão da oferta dos EUA, aponta para uma previsão de exportação mais robusta do país norte-americano em comparação com o ano anterior.

No entanto, a mesma análise, publicada em fevereiro deste ano, indicava que os produtores de algodão americanos pretendiam plantar 9,6 milhões de acres (cerca de 3,9 milhões de hectares) na primavera, o que representaria uma queda de 14,5% face a 2024.

FONTEJust Style

https://portugaltextil.com/producao-de-algodao-supera-consumo/

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 12

Responder esta

© 2025   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço