“Em uma época de crise como a que estamos vivendo, as margens de lucro terão que ser construídas através da inovação”. Esta é a afirmação feita pelo diretor do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI), Marcelo Prado, durante a palestra de abertura do 1º Encontro de Modelagem Lectra, que se realizou no dia 19 de setembro em Blumenau (SC) e reuniu 200 participantes - entre profissionais de desenvolvimento de produtos, modelistas, executivos e especialistas da indústria da moda, além de professores e estudantes - para um dia de discussões sobre a importância da modelagem no processo produtivo desta indústria. Segundo Marcelo, é no momento de crise que as empresas terão que encantar os clientes para evitarem entrar em uma infindável guerra de preços.

 Além da abertura, as palestras destacaram os fatos e tendências que influenciarão as estratégias de desenvolvimento de produtos daqui para a frente, como o surgimento de um novo consumidor, os millennials, e como esta geração está provocando a criação de novos modelos de negócios. O fenômeno do digital e como a interação entre as pessoas muda em um mundo totalmente conectado pela internet das coisas. E as novas expectativas de um consumidor exigente que espera responsabilidade, engajamento e idoneidade dos fabricantes dos produtos que ele consome, e que tem um inédito e enorme poder de comunicação em suas mãos. Para os palestrantes, neste cenário, fica claro que o consumidor é o “rei” e o produto de qualidade será o “herói” que vai salvar as empresas.


Imagem: divulgação/Lectra 

 Um dos pontos altos do evento foi a mesa redonda, formada por profissionais de algumas das principais empresas de moda da região, que discutiu a importância da modelagem no processo industrial. Entre os participantes estavam Ramam Perez, coordenador de modelagem Deliz; Daniela Martinello, coordenadora de engenharia de produto Lamoda; Joner Farias, supervisor de modelagem Grupo Lunelli; Fábio Mafioletti, engenharia de produto Grupo Malwee; Fabiana Spach, coordenadora de modelagem Grupo Kyly; Luara Proença, gerente de estilo Shoulder. A mediação foi realizada por Silvia Boriello, editora da revista Costura Perfeita.

O evento também teve um workshop sobre o processo colaborativo entre criação e modelagem comandado pelas especialistas Julia Olivo, especialista em modelagem Lectra e Cristina Gonçalves, especialista em design Lectra.

 O 1º Encontro de Modelagem Lectra foi uma iniciativa da empresa, líder mundial em soluções tecnológicas para a indústria da moda, em parceria com o Senai Blumenau e  apoio institucional da Abit com o objetivo de promover um encontro em que as pessoas tivessem a oportunidade de conhecer a visão de especialistas, empresários e talentos da moda sobre o tema modelagem.

 

http://www.abit.org.br/n/profissionais-debatem-futuro-da-modelagem-...