Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Programa de Desenvolvimento Setorial Têxtil: projeto do SENAI CETIQT em parceria com a Abit

Notícias – SENAI CETIQT

O Brasil se posiciona em 5º lugar no ranking dos principais produtores têxteis e possui o quarto maior mercado do segmento de vestuário no cenário mundial. Produzindo cerca de 9,04 bilhões de peças de vestuário, o país é referência em beachwear, jeanswear e homewear, além de estar crescendo também nos segmentos fitness e moda íntima. Com sua alta capacidade desde a produção de fibras até os desfiles de moda, o Brasil possui a cadeia têxtil mais completa do Ocidente. Diante desse cenário, a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), em parceria com o SENAI CETIQT, lança o Programa de Desenvolvimento Setorial Têxtil. Ele tem como objetivo orientar e capacitar profissionais da indústria têxtil na ampliação de negócios em têxteis técnicos, além de identificar oportunidades e preparar profissionais da cadeia têxtil e de confecção para os desafios tecnológicos em Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).  

O curso é dividido em quatro módulos, sendo eles: Estratégia e Inovação; Indústria 4.0; Inovação em Fibras; Sustentabilidade e Economia Circular. Dentro dos módulos, os alunos terão quatro imersões presenciais com visitas técnicas e palestras ministradas por profissionais convidados do setor têxtil, além de debates para promover a integração e troca de experiências. Dentre os locais das imersões, se destacam: Instituto SENAI de Inovação (ISI) em Biossintéticos e Fibras – referência nacional em PD&I para a indústria; Instituto SENAI de Tecnologia (IST) – que conta com o Fashion Design Hub, laboratórios de prototipagem (de confecção e 3D), planta de confecção 4.0 e laboratórios de metrologia; e o Instituto SENAI de Tecnologia Automação e Simulação. 

Poderão participar do Programa os profissionais empregados e indicados pelas empresas investidoras do PDS Têxtil que atendam aos seguintes requisitos: portadores de diploma de curso superior, graduados em Engenharia Têxtil, Engenharia de Produção, Engenharia Materiais e Engenharia Química. Além disso, cada empresa terá um aluno bolsista graduado nas áreas citadas. O bolsista terá carga horária de 40 horas semanais e dedicação integral para frequentar o curso e participar das atividades de pesquisa junto ao projeto de PD&I. 

Wanderson Ferraz, bolsista da 1ª turma do PDS Têxtil pela empresa Fratelli Ricci, comenta: "O desenvolvimento do Programa fez com que os bolsistas pudessem realmente aprender na prática os conceitos que a gente viu na pós-graduação. Contar com a estrutura incrível que o SENAI CETIQT fornece, com equipamentos de ponta e laboratórios totalmente equipados foi de extrema importância também. Nos fez crescer como profissionais e nos desenvolveu para entrar no mercado de trabalho", diz. 

Marcelo Scrinz, Gerente de Planejamento, Programação e Controle de Produção (PPCP), da empresa Têxtil Farbe, destaca que já conseguiram contemplar mudanças significativas na empresa. "Tudo o que aplicamos deu muito resultado. Algumas coisas que eram apenas teoria se confirmaram na prática, com dados e experimentações que fizemos. Com isso, já conseguimos ver as mudanças em curso prazo", finaliza. 

https://senaicetiqt.com/conhecimento/noticias/

https://www.abit.org.br/noticias/programa-de-desenvolvimento-setori...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 51

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço