O KIMatex está a desenvolver um sistema com recurso a inteligência artificial capaz de identificar materiais como o elastano, PET e PFAS em têxteis e integrar a informação num passaporte digital do produto para facilitar a reciclagem.

[©Tailorlux]

O projeto de investigação “AI-based Material Analysis in the Textile Value Chain” (KIMaTex), que junta a Tailorlux, empresa alemã especialista em rastreabilidade, e o Centro Alemão de Plásticos (SKZ), tem como principal objetivo o desenvolvimento de um sistema de medição digital apoiado por inteligência artificial que permita analisar de forma precisa e móvel os componentes dos têxteis, nomeadamente o elastano, o tereftalato de polietileno (PET) e contaminantes como as substâncias perfluoroalquílicas e polifluoroalquílicas (PFAS), e integrá-los em passaportes digitais de produtos recicláveis e rastreáveis.

O dispositivo TailorScan, desenvolvido pela Tailorlux, que capta dados espectrais precisos na gama do visível e do infravermelho, está no centro deste projeto, lançado em janeiro deste ano. Combinados com imagens dos materiais, estes dados são utilizados pela equipa do SKZ para desenvolver modelos de inteligência artificial capazes de identificar com precisão a composição dos têxteis e os seus possíveis contaminantes.

«Ao contrário das atuais plataformas de software, que muitas vezes funcionam sem dados reais, este sistema fornecerá informações fiáveis sobre a composição dos materiais e vai ligá-las a um passaporte de produto rastreável. Isto abre a porta a uma triagem eficaz e a uma verdadeira reciclagem de materiais, tanto técnica como economicamente, pela primeira vez», sublinha a Tailorlux.

Depois de totalmente avaliado, o sistema será integrado numa aplicação intuitiva e de fácil utilização, permitindo análises rápidas no local e ligação automática aos passaportes digitais dos produtos.

O SKZ realça que «a indústria têxtil está a enfrentar uma mudança: com várias centenas de milhões de toneladas de fibras têxteis só na Europa, é um setor económico importante e, ao mesmo tempo, um enorme desafio ecológico. Isto porque, até agora, a maioria dos têxteis usados era enviada para aterros ou incinerada. A razão para tal é a sua complexa composição material, que inclui substâncias como o poliéster e o algodão, bem como várias aplicações de proteção. Para além disso, muitos materiais são visualmente indistinguíveis. Uma triagem precisa e economicamente viável para uma reciclagem de alta qualidade é praticamente impossível com os métodos convencionais».

https://portugaltextil.com/projeto-alemao-rastreia-materiais/

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 12

Responder esta

© 2025   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço