Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Projeto Algodão Paraíba fortalece presença no circuito internacional de moda

A marca Natural Cotton Color (NCC), referência na fabricação de peças de vestuário a partir do algodão orgânico naturalmente colorido plantado no estado da Paraíba – dá mais um passo para fortalecer sua já reconhecida presença no circuito internacional de moda sustentável e atemporal: o denim (tecido que dá origem ao jeans) não tingido artificialmente, desenvolvido pela NCC em parceria com o SENAI/PB, está em processo de patente, fortalecendo ainda mais a inovação que sai do campo brasileiro para ganhar o mercado global.

A marca de moda, que surgiu em 1995 com o nome “Francisca Vieira”, reposicionou-se no mercado em 2005 como Natural Cotton Color, passando a produzir exclusivamente com o algodão orgânico que já nasce colorido cultivado pela agricultura familiar e comunidades tradicionais da Paraíba. Desde então, investe em desenvolver inovações têxteis. O lançamento do denim sem nenhuma tintura artificial em sua composição, agora em processo de patente, traz ainda mais versatilidade para as peças e coleções da NCC que, desde meados dos anos 2000, marcam presença nos principais eventos e feiras de moda da França, Espanha, Alemanha, Japão e Estados Unidos e desfiles na Semana de Moda de Milão, na Itália.

Algodão Paraíba: economia de 87,5% de água

A NCC é a marca idealizadora do Projeto Algodão Paraíba, cujo objetivo é atender à demanda crescente de insumos têxteis para a moda sustentável, gerando prosperidade para pequenos agricultores, incluindo comunidades quilombolas do estado. Hoje fazem parte do projeto oito municípios da região do semiárido.

O desenvolvimento do denim sem tingimento artificial representa uma verdadeira revolução em termos de impacto para o meio ambiente se o compararmos ao processo de fabricação do jeans tradicional, em que para se produzir uma única calça jeans, são gastos 5 mil litros de água. Isso acontece porque o algodão branco convencional usado no jeans tradicional precisa ser irrigado na plantação, comumente com o uso de pesticidas que vão parar nos lençóis freáticos. Depois há todo o processo de tingimento artificial da peça, agravado pelo descarte de água contaminada com substâncias químicas que podem gerar ainda mais contaminação.

Já o algodão orgânico e colorido cultivado no semiárido da Paraíba é resistente e brota em uma região sem irrigação e com pouquíssima chuva. A semente do algodão colorido foi desenvolvida pela Embrapa já pensando nessas condições climáticas. Ele já nasce colorido sem uso de aditivos ou corantes, e sua produção garante economia de 87,5% de água quando comparado a um produto similar. Além disso, traz a certificação orgânica internacional.

A inovação encampada pela NCC fez com que a CEO da marca, a paraibana Francisca Vieira, participasse do Fórum Público 2030 da Organização Mundial do Comércio (OMC), em Genebra, na Suíça, no painel “Comércio e mudanças climáticas: podemos criar uma estrutura de apoio mútuo?”, organizado pela Delegação Permanente da França e do Canadá na OMC.

Cadeia têxtil: prosperidade para pequenos produtores, artesãos, tecelagens e marcas

Desde 2016, a Natural Cotton Color vem abastecendo pequenas, médias e grandes tecelagens com plumas do algodão orgânico. Também fornece malhas e tecidos para outras marcas de moda. Por meio do projeto, o plantio do algodão orgânico e colorido estabelece contrato de compra garantida para os agricultores, pagando o melhor preço mínimo do mercado (R$13, por kilo), estimulando, assim, a adesão cada vez maior de pequenos proprietários de terras.

Luxo Sustentável

Em sua trajetória de quase 30 anos atuando no setor de moda e de confecção, Francisca Vieira conseguiu, por meio da Natural Cotton Color não apenas fomentar um ecossistema próspero e sustentável para as famílias de pequenos agricultores da Paraíba, como também obteve reconhecimento internacional por meio da incorporação do trabalho manual, artesanal e de design sofisticado na fabricação de suas peças.

No mercado externo, os produtos da NCC são recebidos como Sustainable Luxury, ou seja, são reconhecidos na categoria Luxo Sustentável, tendo como público-alvo pessoas interessadas em moda, mas que também pautam suas escolhas de consumo por valores como fabricação limpa, ética, sem agressão ao meio ambiente e socialmente responsável.

Para 2024, uma das metas da NCC é trazer para o mercado interno esse reconhecimento e despertar entre os brasileiros o mesmo desejo de compra que já existe entre o público estrangeiro, inspirando cada vez mais o consumo de itens eco-friendly e o engajamento com marcas que transcendem os fins puramente econômicos.

Fonte: Redação | Foto: Divulgação

https://guiajeanswear.com.br/noticias/projeto-algodao-paraiba-forta...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 18

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço