Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

ABRAPA

Quarto mercado mundial de algodão, a embaixada do Brasil na Turquia conheceu na manhã desta terça-feira (01) o projeto Cotton Brazil, idealizado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), em parceria com Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), para divulgar a pluma nacional na Ásia. O Brasil tem 20% do market share na Turquia, colocando os turcos numa posição estratégica para o algodão brasileiro criar a Rota do Algodão. Para isso, no dia 19 de janeiro de 2021, às 14h, haverá um evento virtual direcionado aos compradores de algodão na Turquia no qual a Abrapa e seus parceiros apresentarão todo o potencial da pluma brasileira e as vantagens de estabelecer negócios diretamente com os produtores no Brasil.

 

"Nossa meta nesta etapa do projeto é conseguir o apoio diplomático das embaixadas do Brasil na Ásia para fortalecer a imagem do nosso algodão. Será um trabalho intenso e contínuo para apresentar a qualidade do nosso produto, ampliar mercados e obter novas perspectivas de negócios", frisou o presidente da Abrapa, Milton Garbugio, ressaltando que, por não ter subsídios, a produção de algodão no país requer um grande esforço e organização da cadeia produtiva.  

A iniciativa do Cotton Brazil foi elogiada pelo embaixador do Brasil em Ancara, Carlos Ceglia. "O que vocês estão fazendo é um trabalho extraordinário e, certamente, trará resultados positivos. Apesar de a Turquia ser um país que preza muito pela cultura local, sempre há espaço para conhecer aspectos de outros países e o algodão brasileiro desperta o interesse do setor turco", enfatizou Ceglia, que participou do encontro acompanhado pelo ministro diplomata, responsável pelo setor de Promoção Comercial e de Economia, Márcio Gayoso. 

 

Durante a reunião, o diretor de Relações Internacionais da Abrapa, Marcelo Duarte, destacou que a associação pretende colocar o Brasil no primeiro lugar no ranking mundial de exportações de algodão até 2030, trabalho que vai exigir ações inovadoras. "Precisamos estreitar o contato com o mercado asiático, possibilitando novos negócios e, assim, aumentar a confiabilidade em nosso produto. Para isso, as embaixadas são excelentes canais de comunicação e aproximação de mercados", disse Duarte, que tem contado com o apoio da Embaixada do Brasil em Singapura, país sede do escritório da Abrapa na Ásia, e sempre presente nos encontros do projeto Cotton Brazil.

 

Também presente à reunião virtual, a embaixadora do Brasil em Singapura, Eugênia Barthelmess, ressaltou o esforço da associação. "É admirável o empenho para correção de percepção de imagem feito pela Abrapa. O algodão brasileiro se aprimorou muito como produto ao longo dos anos e os mercados compradores devem enxergar essa nova realidade", disse a embaixadora, acompanhada pelo ministro conselheiro Daniel Pinto, lembrando que o Brasil é o maior produtor de algodão licenciado pela Better Cotton Initiative (BCI) e já superou o desafio da sazonalidade.

 

Participaram ainda da reunião, o ex-presidente da Abrapa, Arlindo Moura, o presidente da Associação Goiana dos Produtores de Algodão (Agopa), Carlos Moresco, o presidente da Anea, Henrique Snitcovski, o diretor da Anea, Miguel Faus, além de representantes da Apex-Brasil e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento.

 

01.12.2020

Imprensa Abrapa

Catarina Guedes – Assessora de Imprensa

(71) 98881-8064

Ivana Ramacioti – Assessora Assistente

(71) 98836-0313

www.abrapa.com.br

https://www.abrapa.com.br/Paginas/Not%C3%ADcias%20Abrapa.aspx?notic...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 279

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço