Projeto internacional intensifica testes industriais com resíduos têxteis

Com a participação de empresas portuguesas, como a JF Almeida, o tExtended, projeto de quatro anos financiado pela UE, está a transformar resíduos têxteis em novos produtos, com o objetivo de reduzir em até 80% o desperdício da ITV.



©VTT Technical Research Centre

Após o arranque da segunda fase do projeto, anunciado em janeiro deste ano, o tExtended está a intensificar os testes industriais e a cooperação entre parceiros europeus. Na PURFI Manufacturing, em Waregem, no noroeste da Bélgica, uma máquina com 170 metros de comprimento destorce «cuidadosamente as fibras tecidas e tricotadas, preparando-as para a reutilização», aponta a revista Horizon.

Com acesso restrito por impressão digital, esta máquina é capaz de recuperar fibras têxteis sem as destruir, num processo industrial «pioneiro no rejuvenescimento sustentável de têxteis». O equipamento utiliza um método descrito como «reciclagem mecânica suave», que desfia os materiais em vez de os triturar, preservando o comprimento e a resistência das fibras.

«Se visitarem a nossa fábrica, só veem o que entra e o que sai. A maior parte da tecnologia funciona numa caixa negra, para manter o processo o mais secreto possível», explica Koen De Ruyck, diretor-geral da PURFI, acrescentando que existe apenas uma máquina deste tipo em todo o mundo.

Todos os anos, cerca de sete milhões de toneladas de resíduos têxteis acabam em aterros ou incineradores na Europa, segundo a Agência Europeia do Ambiente e o objetivo do tExtended é inverter essa tendência.

«A maior parte da reciclagem é, na verdade, downcycling. Começa-se com algo bonito e acaba-se com algo muito básico. O upcycling é menos de 1% neste momento e, enquanto não aumentar, não reduziremos o volume total de resíduos», avança Koen De Ruyck.

Fase de testes

As experiências em Waregem são uma parte do projeto, que decorre até novembro de 2026, reunindo parceiros de investigação e da indústria têxtil e do vestuário (ITV) da Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Irlanda, Letónia, Portugal, Suécia, Suíça e Eslováquia.

Desde janeiro de 2025, em resposta às regras europeias, os países da UE começaram a recolher separadamente os resíduos têxteis, obrigando à reutilização, reparação ou reciclagem. Pirjo Heikkilä, gestora do projeto no VTT Technical Research Centre of Finland, que coordena o tExtended, aponta que «de momento, há muito pouca informação sobre como os diferentes tipos de resíduos têxteis podem substituir as matérias-primas na produção têxtil».

A equipa do projeto europeu está a desenvolver um guia prático para os produtores, explicando como separar, classificar e processar diferentes tipos de resíduos e como reintegrá-los na produção.

Na PURFI Manufacturing, estão já a ser testadas fibras recicladas transformadas em fio para vestuário e têxteis-lar, incluindo denim produzido com 50% de desperdício de produção e 50% de vestuário usado, com o objetivo de chegar ao denim produzido com algodão 100% reciclado.

Em Portugal, a JF Almeida, está a testar misturas de fibras recicladas e virgens, aproveitando para avançar na sua capacidade de reciclagem com o apoio de parceiros internacionais. «A sustentabilidade faz parte do nosso ADN. Todos os dias, os clientes perguntam-nos por produtos reciclados. Este projeto é uma oportunidade para criar novos produtos com menor impacto ambiental e abrir novos mercados», afirma Liliana Miranda, do departamento comercial da empresa portuguesa.

Com menos incineração e mais reciclagem, o tExtended pretende reduzir a dependência europeia de matérias-primas importadas e tornar o setor têxtil mais competitivo. «Há uma oportunidade para a Europa se tornar líder global em produtos têxteis sustentáveis e de alta qualidade», conclui Pirjo Heikkilä.

https://pt.fashionnetwork.com/news/Projeto-internacional-intensific...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 18

Responder esta

© 2025   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço