Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Puma dá novo passo em direção à redução do desperdício têxtil com tecnologia de poliéster

A gigante desportiva Puma está a aumentar a sua aposta na inovação da reciclagem de têxteis conhecida como RE:FIBRE, e a ajudar a reduzir a dependência da indústria das garrafas de plástico como fonte de poliéster.


APuma dá umnovo passo em direção à redução do desperdício têxtil com tecnologia de poliéster - Puma


A empresa alemã vai substituir o poliéster reciclado pela tecnologia RE:FIBRE em todas as réplicas de camisas de clubes e federações de futebol a partir de 2024. Lançou um projeto piloto em 2022 e, desde então, fabrica camisas de treino recicladas para os seus clubes de futebol patrocinados. Também usou a tecnologia para criar réplicas de kits da Suíça e Marrocos para a Copa do Mundo Feminina.

Para o próximo ano, as réplicas de camisas oficiais de futebol da Puma, incluindo as dos torneios Euro e Copa América, serão feitas com materiais reciclados RE:FIBRE provenientes de roupas velhas e resíduos de fábrica, em vez de apenas garrafas plásticas recicladas.

A empresa disse que isso ajuda no seu objetivo de reduzir o desperdício têxtil e é uma solução de longo prazo para a reciclagem. O processo RE:FIBRE utiliza qualquer material de poliéster – desde sobras de fábrica até produtos com defeito e roupas usadas – e possibilita que novas peças de vestuário de qualquer cor têxtil sejam recicladas para outra cor desejada.

O processo de quatro etapas começa com a coleta e classificação dos materiais, passa para a trituração e mistura, depois derrete o poliéster triturado e elimina os corantes anteriores através de um processo de reciclagem química. A fusão permite que os polímeros recém-produzidos fiquem prontos para serem fiados e costurados para criar o “tecido RE:FIBRE tão bom quanto novo, que pode ser reciclado continuamente”.

“O nosso desejo é que 100% do produto poliéster seja proveniente de resíduos têxteis”, disse Anne-Laure Descours, diretora de Fornecimento da empresa. “O acúmulo de resíduos têxteis em aterros sanitários é um risco ambiental. Repensar a forma como produzimos e avançar para um modelo de negócio mais circular é uma das principais prioridades da nossa estratégia de sustentabilidade”.

A empresa também criou um vídeo com imagens geradas por computador para orientar os consumidores através do processo RE:FIBRE, até à química molecular em ação. Isto faz parte do seu objetivo de garantir que as suas iniciativas de sustentabilidade “sejam simplificadas para que todos possam interagir”.

TRADUZIDO POR
Novello Dariella

Exibições: 26

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço