Um mundo repleto de variações de tecidos, aviamentos, estampas, bureaux de tendências e inspirações.  São inovações e lançamentos de 97 expositores vindos de 12 países que apresentam suas propostas para a temporada de Primavera/Verão 2015. Toda a estrutura conta com exposições, fóruns de informação de moda e intervenções que estimulem estilistas, confeccionistas, marcas e profissionais do setor a criarem suas coleções que devem chegar às lojas entre os meses de julho/agosto de 2015. Essa é uma breve descrição da 9ª edição do Première Vision São Paulo, que aconteceu nos dias 21 e 22 de janeiro, na capital paulista. 

   
 
Visitantes conferem direcionamentos 
no Fórum de Tendências

Com o tema “Quando a Inspiração encontra a Moda”, o salão trabalhou com o conceito de identidade, criatividade e imaginação para a construção de referências para o processo criativo. “Para o mercado latino-americano, o PVSP traz fornecedores de diversos países com produtos que vão servir de base para a diferenciação das coleções. É através destes materiais de alto valor agregado que as marcas ganham cada vez mais competitividade internacional”, disse Guglielmo Olearo, diretor dos salões internacionais do Première Vision.     

Em apenas dois dias, foram mais de sete mil visitantes circulando pelos corredores e lotando os estandes para conhecer as novidades anunciadas pelas empresas. De acordo com a organização do evento, acontecerão mudanças nas próximas edições, que serão realizadas no meses de maio e novembro. 

A equipe Abit esteve no PVSP e apresenta alguns dos principais lançamentos:

Cedro – Mesmo com 142 anos de existência, a empresa busca mais uma forma de inovar seus investimentos e portfólio de produtos. Em entrevista ao site Abit o novo presidente da empresa, Marco Antônio Branquinho, afirma que as apostas estão voltadas para o reforço nos tecidos diferenciados.  “A linha Top Denim com maior valor agregado ganha 14 novos itens com fio anel que permite toque mais macio. A intenção é ampliar a participação do Top Denim no mercado até outubro, chegando a 70%. Hoje, a presença desses produtos está em 30%”, anunciou.  Outra apresentação da tecelagem é o “BioFashion”, artigo que economiza até 1500 litros de água, além de poupar até um 1/3 de tempo de uso de máquina de lavanderia. De acordo com o executivo, o objetivo é garantir tecidos 100% biodegradáveis e totalmente isentos de toxicidade.

 
 Marco Antônio Branquinho Junior, CEO da Cedro

Eberle – A empresa de aviamentos, que faz parte do grupo Mundial, lança coleções  com temas específicos a cada seis meses. Para o Première Vision São Paulo, são três inspirações para 2015, que são: o romantismo ligado à personalidade de Kate Middleton,  o estilo boho-chique da Florence Welch e o espírito esportivo de Rihanna. Ao todo, são 56 itens novos, entre botões, fechos, entre outros. De acordo com Cristian Magna Bosco, gerente de Marketing da Eberle, cerca de 50% dos artigos produzidos são dirigidos ao mercado de jeanswear. A indústria ainda destina 2% do que é fabricado aos clientes finais. “Existia uma demanda. A partir disso, criamos a linha Customize para ampliar o alcance aos artigos. Assim, conseguimos atingir outros perfis de público”, disse Juliana Okuda, coordenadora de produto.

 
Profissionais da moda conhecem as novidades da Eberle 

Renauxview - A indústria catarinense, em conjunto com a Audaces e a Tecnoblu, fechou parceria com o estilista Renato Kherlakian para a criação de 26 looks assinados pelo designer a fim de mostrar a qualidade dos produtos das empresas daquele Estado. Além disso, a empresa levou para o PVSP o book “Laaja” que com mais espaço para anotações para confecções.  Dentro da coleção, destaque para o tecido “Lyn”, super maquinetado com aparência de jacquard, porém mais leve.  Segundo a coordenadora de Criação da empresa, Suzana Caroline dos Santos, o artigo já foi utilizado na confecção de bonés e calçados. Dentre os 25 lançamentos, há a proposta do jacquard navalhado, do qual a padronagem na superfície é feita em um processo que cria relevos dentro da imagem.

 
 Book "Laaja" com detalhamentos de tecidos

Tecnoblu – Com inspiração na Luz e no Cerrado, a indústria aposta em metais mais nobres e tons mais terrosos para guiar as tags e demais aviamentos. A companhia também firmou um joint venture com a Metalsinos para instalar uma unidade própria de metais. Simone Carsten, Branding Team,  explica as novidades da companhia. “Temos três books que são o Book Verão 15, Glam Gold e Tecnoblu botões”, afirma. Ela ainda revela parte do processo criativo da empresa que é baseado nas experiências dos trabalhadores do chão de fábrica. “É uma ação que já faz parte da rotina há sete anos. Assim, podemos identificar talentos e receber um feedback de quem realmente está em contato direto com as matérias-primas e produtos. Isso nos traz maior inovação”, conta.

 
 Simone Carsten, Branding Team

Outros lançamentos:

   
  Tecido da marca Extreme Power
Canatiba - A empresa lança o primeiro denim do mundo com o fio Emana ®, registrado com a marca “Beauty Denim” possui cristais bioativos que emitem infravermelhos e promovem a bioestimulação. O jeans é capaz de melhorar o aspecto da pele e diminuição da celulite.

Santanense – A aposta para o Verão é a super elasticidade com a marca “Extreme Power”. Os tecidos com essa proposta possuem alongamento 45% e 63% e contam com armação em cetim.  A empresa apresenta ainda  três linhas de estampados com mais de 60 novas opções de desenhos.

TDB Têxtil – A mescla entre o universo ingênuo, a flora e a sensualidade faz parte das tendências abordadas nos artigos para Lingerie da TDB. Já para o mercado de moda praia, a natureza representada por animais, plantas e paisagens faz parte das estampas.