Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Os químicos perigosos utilizados no fabrico de vestuário permanecem nas peças mesmo após lavagem, de acordo com os dados revelados por uma nova pesquisa. Investigadores da Universidade de Estocolmo descobriram que as 60 peças de vestuário analisadas, provenientes de diversas marcas internacionais, continham milhares de químicos e cerca de 100 substâncias foram preliminarmente identificadas.

Algumas são potencial ou comprovadamente cancerígenas, contribuindo, simultaneamente, para a toxicidade da água. Várias substâncias não figuravam na lista dos fabricantes, pelo que os investigadores suspeitam que estes sejam produtos, resíduos ou químicos adicionados durante o transporte. A exposição a estes químicos aumenta o risco de dermatite alérgica e pode estar relacionada com problemas de saúde mais graves. Após a lavagem das peças, algumas das substâncias foram eliminadas, consubstanciando um risco de contaminação dos ambientes aquáticos.

Outras permaneciam, em quantidades elevadas, nas peças de roupa, tornando-se uma potencial fonte de exposição dérmica prolongada. No entanto, os investigadores afirmam que é difícil determinar se os níveis de substâncias nocivas são perigosos e quais os efeitos que estes químicos, presentes nas peças de vestuário, poderão ter no longo prazo.

http://www.portugaltextil.com/breves-

Exibições: 160

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço