Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

A indústria têxtil também sofre reflexos das novidades trazidas pela tecnologia e da preocupação ambiental, por isso, procura se adaptar aos comportamentos atuais do consumidor. Com isso, novos métodos de fabricação e maneiras de pensar são desenvolvidos.

Por essa razão, diversas tendências surgem na indústria, a fim de acompanhar as novidades. Quer entender melhor quais são elas? Então, confira este post!

Quais são as principais tendências do mercado?

Estamos vendo o surgimento de novas tecnologias, alinhadas às atuais preocupações de consumo e o uso da tecnologia nos processos produtivos. Conheça mais a fundo as tendências!

Jeans sustentável

A marca Levi’s é uma das mais tradicionais quando falamos de jeans, com excelentes cortes, diversidade de modelos e produtos de alta durabilidade. Ao acompanhar as mudanças que ocorrem atualmente, a empresa aliou-se à Evrnu para criar um tecido ecológico, produzido a partir de resíduos de algodão regenerados após o consumo.

Ou seja, a fábrica pega o jeans usado e reaproveita esse material ao fazer uma peça totalmente nova, com alta qualidade e durabilidade. Essa tecnologia é altamente sustentável e surge como uma das principais apostas, visando a redução do lixo e o consumo consciente.

Couro biofabricado

A tecnologia também está sendo usada para substituir matérias-primas retiradas de animais, diminuindo o impacto nesse setor. Nessa abordagem, é possível produzir um couro totalmente ecológico, modificando suas cores e bases de qualidade. A construção dessa peça é realizada a partir de células, DNA e proteínas, além de que conta com um processo totalmente controlado.

Transformação no DNA das empresas

As exigências dos consumidores atuais estão obrigando as empresas a redefinir seus valores, sua identidade e seus modelos de negócios para manterem a relevância e o espaço no mercado.

Entre essas mudanças, estão a busca incessante por novidades, tendências e digitalização, abandonando o tradicional. Essa adaptação é mais do que necessária para que a marca continue interessante e mantenha a sua cartela de clientes.

Produção sob demanda

A automação e análise de dados deu às empresas uma visão muito mais ampla sobre as necessidades do consumidor, trazendo insights sobre o que ele quer usar. Além disso, as novas máquinas e processos permitem que a produção sob encomenda e personalizada possa ser feita de maneira mais ágil.

Além disso, é incentivada a diminuição da perda de produtos e é dispensada a necessidade de um estoque, de modo a promover uma economia considerável. Ademais, com a produção sob demanda realizada rapidamente, é possível responder em menos tempo às mudanças do mercado e acompanhar as tendências.

Blockchain

O blockchain é uma tecnologia que vem sendo aplicada em contratos comerciais, aluguéis de residência, registros de identidade, entre outros. Ela garante uma maior segurança das informações e aumenta a credibilidade dos processos.

A parte interessante é que também está sendo usada na indústria têxtil, para garantir negociações mais seguras e a veracidade das informações sobre matéria-prima e fabricante. Essa tecnologia traz uma maior transparência sobre o processo produtivo e estreita a relação entre consumidor e marca, aumentando-se a confiança.

Nanotecnologia

A nanotecnologia permite a adição de características ao tecido que aumentam o valor agregado da peça ao trazer benefícios e experiências que vão além do vestir. Uma das possibilidades que a nanotecnologia oferece é a aplicação de essências, que oferece um pouco dos benefícios da aromaterapia para as peças.

Para isso, podem ser usadas substâncias calmantes, como lavanda e camomila, a fim de induzir ao relaxamento e sono, ou estimulantes, como canela e laranja, para roupas que serão usadas no trabalho, por exemplo.

Maior personalização

O fast fashion trouxe uma certa uniformização das peças e estilos ao ditar uma moda que deveria servir a todos. Hoje, as pessoas buscam cada vez mais trazer de sua personalidade aos looks, respeitando o seu tipo físico. A ideia é se diferenciar dos demais, com uma maneira única de se vestir.

Deve então aumentar a produção de peças únicas com o intuito de pensar no desejo do público-alvo. Quanto maior essa individualidade, melhor a experiência do consumidor, podendo até mesmo criar uma fidelização com a marca.

Tecnologia de infusão

A Emel + Aris, por exemplo, criou um casaco que deve vir como principal tendência para o ano de 2020, não só no setor de moda como de tecnologia. Ele apresenta um sistema de aquecimento composto por infravermelho, assim, permite que o calor se espalhe pelo corpo e seja absorvido, trazendo conforto e leveza para o usuário.

Os adesivos de calor ficam concentrados na região lombar da pessoa, aquecem os músculos e fazem com que sejam absorvidos pelos rins. Desse modo, aumenta-se a circulação e traz uma sensação de aquecimento maior.

Onde buscar por novidades?

Para quem trabalha com o mercado de moda e têxtil, é essencial se manter a par das novidades, afinal, esse setor se alimenta de tendências. Desse modo, sem saber o que está acontecendo, fica praticamente impossível se garantir diante da concorrência.

Portanto, é essencial participar de feiras do setor têxtil, para conferir de perto quais são os principais lançamentos e tecnologias têxteis e também manter um networking com demais fornecedores e até mesmo avaliar a recepção do público em relação às novas peças.

Desfiles e apresentações trazem muitas ideias boas, e as feiras são os espaços ideais para entrar em contato com as demais empresas do setor e, inclusive, fechar parcerias que podem levar a novas marcas, conceitos ou produtos.

Apresentamos aqui as principais tendências da indústria têxtil No entanto, lembre-se que os ciclos de moda são bem curtos e logo devem surgir novas propostas capazes de influenciar o consumo e mudar totalmente as vitrines.

Gostou desse conteúdo? Aproveite então para compartilhá-lo nas suas redes sociais e disseminar essas informações!

https://fcem.com.br/noticias/industria-textil/?__dPosclick=PILBS.Iw...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 657

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço