Cada vez mais os consumidores estão exigindo que as marcas se atualizem e sejam engajadas em causas sociais e ambientais, que sejam transparentes, com relação a colaboradores e fornecedores, e se preocupem com o meio ambiente. E claro, no universo fashion a história não poderia ser diferente.

Seguindo essa linha de raciocínio, tecidos de materiais sustentáveis ganharam mais destaque no mercado da moda e novos tecidos foram criados com inovações tecnológicas que agridem menos o meio ambiente. No post de hoje vamos apresentar alguns tecidos sustentáveis que estão se destacando.

blogModacad--tecidos-sustent-veis---algodao-organico-910x607

Algodão Orgânico

Na produção convencional do algodão, as substâncias tóxicas derivadas do uso de fertilizantes e pesticidas são absorvidas pelas fibras que entram em contato com a pele durante o uso dos produtos e contaminam o solo e a água no processo de cultivo.

Para a solução deste problema existe a alternativa da produção de algodão orgânico, cujo cultivo é feito sem uso de agrotóxicos e pesticidas, diminuindo os danos causados ao solo, à agua, ao ambiente e ao ser humano. Este processo de cultivo é denominado agricultura orgânica.
.
blogModacad--tecidos-sustent-veis---liocel

Liocel

Os tecidos Liocel são feitos com fibras fabricadas a partir da polpa da madeira. Em sua produção são usados produtos químicos, mas que não tem solventes nocivos à natureza e os processos são de circuito fechado, isto é, esses produtos químicos são capturados e reutilizados.

Mas claro, para que esse tecido seja considerado sustentável é importante que a polpa da madeira venha de uma fonte que não agrida o meio ambiente.

O Tencel é uma forma certificada de liocel produzida a partir de polpa de madeira sustentável.

O liocel de bambu também é uma opção maravilhosa, pois o bambu é um cultivo quase 100% sustentável.

blogModacad-tecidos-sustent-veis---seda-de-soja

Seda de soja

Também conhecida como Seda Vegana, a seda de soja é macia, delicada, 100% biodegradável e mais resistente que a seda e o algodão.

Esse tecido sustentável é feito a partir de resíduos de fabricação do tofu. Para produzir a matéria prima desta fibra, a proteína de soja deve estar em estado líquido para secagem. Depois de seca, esta matéria produz fibras que são esticadas, para se tornarem longas e contínuas. Em seguida são cortadas e processadas como qualquer outra fibra para fiação.

Pelo seu alto teor de proteína, o tecido de soja é muito receptivo a corantes naturais, o que descarta a utilização de corantes sintéticos.
.
blogModacad-tecidos-sustent-veis---fio-de-seda-da-paz

Seda da paz
A seda da paz é feita a partir do casulo do bicho-de-seda, depois que ele já foi abandonado no processo de transformação do inseto. As larvas ou mariposas não são prejudicadas para produzir a seda da paz porque os casulos utilizados no processo produtivo já estão vazios. Apesar dos resultados serem um pouco diferentes, a seda produzida tem a textura e o toque mais rústicos, as sedas feitas com esse processo são muito bonitas.
.
blogModacad--tecidos-sustent-veis---couro-de-kombuch-

Tecido a partir de Kombucha
Os experimentos provam que o tecido Kombucha é viável, mas sua tecnologia ainda está em desenvolvimento.

Durante a semana Fashion Revolution BH, em abril de 2019, apresentei uma exposição das obras desenvolvidas por João Frederico Almeida, feitas com um tecido Kombucha, produzido por ele mesmo. A mostra se chamava Ternitura e expôs o processo de produção do tecido, junto com as peças de roupas finalizadas.

O processo foi todo artesanal. As bactérias responsáveis pela produção das lâminas de "tecido" se alimentam do líquido em que estão mergulhadas. Elas formam películas, que aos poucos se tornam mais grossas e resistentes. Depois que as lâminas de tecido atingem tamanho e espessura para serem usadas, também é possível tingir este "tecido" produzido.

Se este processo produtivo se mostrar operacional em larga escala, acredito que o tecido Kombucha será mais uma boa alternativa ao uso do couro de animais por seu aspecto, textura e características.
.
blogModacad--tecidos-sustent-veis---nylon-reciclado

Náilon e poliéster reciclados
Os processos produtivos dos tecidos sintéticos convencionais são muito nocivos ao meio ambiente. A alternativa é encontrar cada vez mais opções para reciclar, como usar resíduos de tecido das fábricas de roupas, os retalhos, e também roupas descartadas como matéria prima para fabricação de novos tecidos.

As roupas de tecidos sintéticos descartadas podem também ter novos ciclos de uso ainda como roupas se usadas como matéria prima para upcicling.
.
blogModacad-tecidos-sustentaveis---lineapelle-grafico
.
Couro de Cacto
Os empresários mexicanos Adrián López e Marte Cázarez desenvolveram o couro de cacto. É o Lineapelle.

O material não tem nada de origem animal e é produzido a partir de uma mistura do cacto com o algodão. Ele é resistente e tem em média 10 anos de vida útil.

Pode ser usado para roupas, estofados, móveis e para indústria automotiva.
.
blogModacad--tecidos-sustent-veis---pinatex-abacaxi

Couro de abacaxi

Em sintonia com estas tendências de mercado, uma promissora iniciativa sustentável é o Piñatex, criado pela designer espanhola Carmen Hijosa.

O Pinatex é um couro feito com a fibra das folhas de abacaxi. Alternativa para o uso de couro animal, este couro de abacaxí pode ser usado em roupas, sapatos e acessórios e já faz parte do catálogo de marcas famosas como Hugo Boss e também da gigante de fastshop H&M.

A fibra da folha do abacaxi é um resíduo da indústria agrícola. Portanto a matéria prima do Pinatex não gera gastos com o cultivo, água ou defensivos agrícolas e elimina os danos ao meio ambiente provenientes do descarte deste resíduo.

Além destas incríveis vantagens ambientais, o Pinatex tem a mesma textura, flexibilidade e isolamento térmico do couro animal. Em outras palavras, tem todas as qualidades para desempenhar as funções e usos do couro animal, quem dirá do couro sintético, mais poluente e muito menos qualificado.

A produção da Pinatex está localizada nas Filipinas.

blogModacad--tecidos-sustentaveis---couro-de-ma--

Couro de Maçã

Outra alternativa super interessante ao couro animal é o couro de maçã. A marca canadense Samara desenvolveu uma coleção feita com esse material, mesclado com uma pequena porcentagem de poliuterano, para que ele seja mais durável.

A equipe da Samara, depois de testar vários materiais, concluiu que o couro feito com resíduos de maçã era o que mais se assemelhava ao couro animal.

Então decidiram usar as cascas de maçã desperdiçadas pela indústria de sucos para produzir este couro e criar as bolsas da coleção. Estas bolsas custam U$50, o equivalente a mais ou menos 200 reais, e estão disponíveis no mercado nas cores vermelho, pêssego e preto.

E mais! Cada compra dos produtos Samara cobre o custo de uma mochila solar para uma criança carente na África Oriental. Além de sua utilidade habitual, estas mochilas dão acesso à luz a estas crianças.

blogModacad-tecidos-sustent-veis---roupa-antistress

Tecidos anti stress feitos com cannabis

A empresa portuguesa Adalberto desenvolveu uma roupa esportiva que tem o acabamento feito com uma substância deriv.... A produção rendeu à empresa o título de “pioneira mundial na produção de tecidos com derivados de cannabis”! Além dos tecidos serem sustentáveis, eles têm efeitos anti-inflamatórios, relaxantes e anti-stress.

Para que os tecidos desempenhem a função relaxante, microcápsulas da substância derivada da cannabis são introduzidas na fase de acabamento dos tecidos. Estas microcápsulas são aplicadas em um dos banhos do beneficiamento dos tecidos. Dessa forma, ela se fixa na roupa e à medida em que a roupa é usada, o contato com o corpo ativa as microcápsulas liberando a ação relaxante.

Gostou deste post sobre Tecidos Sustentáveis? Deixe um comentário e compartilhe nosso post. Aproveite para acessar o Modacad App e conhecer nossos modelos com moldes para o corte e costura. Faça mais! Experimente tecidos nos modelos para fazer suas criações.
O acesso é gratuito e ilimitado!

Author image
Belo Horizonte Website
Apaixonada por viagens, moda e diversidade, procura aproveitar intensamente cada momento. Ativista Fair Fashion, publicitaria, blogueira na Modacad e Bonitonas e Representante Fashion Revolution BH.