Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

PALAVRA DO PRESIDENTE

O número de pequenos negócios que atuam com moda cresceu 51,66% nos últimos anos. O setor conta ainda com 120 mil microempreendedores individuais, com faturamento de até R$ 60 mil por ano e até um funcionário. Para auxiliar na sobrevivência sustentável e competitiva desses empreendimentos, o Sebrae mobiliza os empresários para aproveitar as oportunidades. Em parceria com o Senai, o convênio Moda: Ações Criativas para o Fortalecimento da Competitividade Industrial mapeia tendências e orienta os donos de negócio do setor têxtil a incorporar inovação na elaboração de seus produtos. Juntas, as duas instituições estão investindo o montante de R$ 32 milhões para beneficiar cerca de 120 mil empresas no período de quatro anos e meio. São ações desse tipo que ajudarão a promover a competitividade necessária para o setor nacional enfrentar novos cenários. A criatividade, a qualidade dos produtos e o aproveitamento de recursos podem ajudar a indústria da moda a se reinventar.

Legenda: Luiz Barretto, presidente do Sebrae Nacional.

Foto: Rodrigo Oliveira/Divulgação

 

COMPETITIVIDADE

Até dezembro de 2017, empresas dos segmentos têxtil e confecção, couro e calçados, e gemas e joias poderão aproveitar o convênio Moda: Ações Criativas para o Fortalecimento da Competitividade Industrial. A parceria entre Sebrae e Senai, que busca o estímulo do empreendedorismo e do design criativo na cadeia produtiva da moda brasileira, vai oferecer 243 cursos, 1,7 mil palestras e nove missões técnicas. Os primeiros eventos incluem palestras de lançamento da primeira publicação, o curso Laboratório de Criativação e oficinas de desenvolvimento de produto, de modelagem (Olhar da Forma) e de planejamento da produção. O Sebrae atua para promover a inovação, a originalidade e a sustentabilidade, incrementando o faturamento, a competitividade e a expansão dos negócios. Ao Senai, cabe o apoio tecnológico.

Foto: Rodrigo Oliveira/Divulgação

 

PERGUNTAS E RESPOSTAS

 

Qual é o objetivo do convênio de moda?

A ideia é implementar a gestão de marca para pequenos negócios tendo como base o processo criativo e tecnológico. O convênio deve resultar em coleções originais, marcas bem posicionadas, entregas no timing do mercado que pretendem atingir.

 

Como vai funcionar o convênio?

Primeiro será feita uma pesquisa de tendências e conceitos emergentes de moda para definir as estratégias criativas e a maneira com que as pequenas confecções poderão adaptar suas coleções. Dentro dos nove ciclos, serão promovidos cursos, palestras, oficinas e eventos diretamente ligados ao aperfeiçoamento do designer e ao desenvolvimento de produtos e coleções.

 

Quantos e quais empreendedores podem participar das capacitações?

Nas palestras, em cada unidade da federação, em média cem participantes podem se inscrever. As demais capacitações são para grupos de 25 pessoas. O público-alvo são empresas de pequeno porte, empreendedores individuais e microempresas.

 

O que é preciso fazer para participar?

Os interessados devem procurar orientação no Sebrae mais próximo ou buscar informações por meio do tel. 0800-570-0800.

http://www.costuraperfeita.com.br/edicao/26/materia/empreendedorism...

Exibições: 154

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço