Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Por Julia Picoli
Docente no curso de Moda da Feevale e consultora de produto de Moda


Não é de hoje que a moda volta seus olhos para a arte. Diversos estilistas se inspiraram na arte para criar suas coleções. A arte é uma fonte quase inesgotável de referências. São diversos movimentos artísticos, artistas, obras que nos rendem um grande repertório e muitas interpretações. Podemos ser literais ou podemos interpretar a nossa inspiração. O importante é, após a escolha da inspiração, conhecer tudo sobre ela, cada detalhe torna-se importante.

Neste exemplo temos uma criação extremamente importante da história do vestuário: o famoso vestido Delfos de Mariano Fortuny, o inventor do plissado. Mariano se inspirou nas vestes gregas e seus drapeados para criar o plissado e muitos de deus vestidos. As vestes gregas são conhecidas por seus tipos de drapeados e volumes.

Fonte: Reprodução



No próximo exemplo a arte e a arquitetura de Victor Horta, com suas curvas Art Noveau – formas cheias e arabescos e pequenos detalhes - tornam-se a inspiração para a padronagem do vestido da Maison Worth.

Fonte: Reprodução



O movimento Op Art dos anos 60, que era caracterizado pela ilusão de ótica, uso de duas cores e repetição das formas, teve uma relação muito grande com a moda da época. Diversos criadores usaram este movimento artístico como inspiração.

Fonte: Reprodução



Uma das mais famosas utilizações da arte foi a criação, também nos anos 60, de Yves Saint Lauren utilizando como estampa o quadro de Mondrian, que participava do movimento minimalista.

Fonte: Reprodução



Arte e moda estão sempre conectadas, uma utiliza a outra como referência. Utilizar a arte como tema para criação de produtos de moda é uma ótima opção para criar projetos interessantes e que chamam a atenção dos consumidores. Para isso é necessário o estudo da história da arte e também da história da indumentária e da moda.

Por Julia Picoli
Docente no curso de Moda da Feevale e consultora de produto de Moda

Exibições: 847

Responder esta

Respostas a este tópico

parabens pela materia, simplesmente maravilhosa, parabens a autora do texto

Arte e moda estão sempre conectadas, uma utiliza a outra como referência.

 A INSPIRAÇÃO DA ESTAMPA DOS TEMPOS ATUAIS... SÃO DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA CRIAÇÃO DE PRODUTOS DE MODA... marísia

PARABENS PELA MATERIA...

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço