Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Sean Connery como James Bond: a quintessência da elegância britânica

Quando Sean Connery apareceu nas grandes telas em "007 Contra o Satânico Dr. No", que completa 50 anos neste mês, ele não apenas encarnou o superespião James Bond com sua interessante coleção de apetrechos tecnológicos e frases marcantes. Ele nos apresentou o homem mais bem vestido do mundo - um homem que despreocupadamente tira o traje de mergulhador mostrando que usava um smoking por baixo, um homem que pode manter o terno abotoado mesmo durante as cenas de perseguição mais perigosas e de maior adrenalina.

"Bond é um verdadeiro ícone do estilo britânico, uma vez que representa tudo que um homem aspira a ser: ele é cosmopolita, é bem vestido, é bem remunerado, culto, durão, boa-pinta, uma sensação com as mulheres e, acima disso tudo, tem uma arma embaixo da cama", diz Dylan Jones, editor da revista "GQ" do Reino Unido.

O poder de influência do estilo de Bond não dá sinais de declínio, com sites como o americano www.jamesbondwatches.com e o holandês www.jamesbondlifestyle.com revelando a obsessão dos seguidores do agente secreto a serviço de sua majestade. Agora, os "bondófilos" podem ir além de beber um dry martini, como seu herói - agora também podem se vestir como ele. O empresário David Mason, que comprou os direitos do nome e do arquivo de Anthony Sinclair, o alfaiate britânico que fez as primeiras roupas de Connery nas telas, passou a vender versões feitas sob medida dos ternos originais.

Mason e Richard Paine, ex-aprendiz de Sinclair que comandou os negócios depois da aposentadoria do chefe em 1982, vendem réplicas do smoking do filme "007 Contra o Satânico Dr. No", que consiste em um paletó com uma fileira de botões e colarinho em seda acetinada e punhos dobrados no mesmo tecido, ou do conjunto de três peças em tecido "glen-check" usado em "007 Contra Goldfinger" (1964). Os dois ternos estão disponíveis para compra em versões integralmente sob medida a partir de £ 3,5 mil (US$ 5,64 mil) e com algumas partes feitas sob medida, a partir de £ 1,95 mil, na Meyer & Mortimer, da famosa Savile Row - rua dos alfaiates mais elegantes da cidade.

As réplicas dos dois ternos foram lançadas na recente exibição "Designing 007" no Barbican Centre, em Londres, que agora viajará o mundo. Na entrada, um modelo de Connery como 007 se apoia sobre um Aston Martin DB5 do filme de "Goldfinger", usando o terno de três peças com o qual atraiu Pussy Galore. Também incluiu o terno que usou no filme "Dr. No", para jogar "chemin de fer" no cassino Le Cercle, em Londres, enquanto flertava com Sylvia Trench, a primeira "Bond girl".

Para recriar os modelos, Mason pegou emprestado um dos poucos ternos originais de Bond ainda existentes com o colecionador de objetos de cinema e TV David Abberley, gestor de projetos na Lloyds TSB, na City londrina. Ele comprou o terno, feito por Sinclair para Connery usar em "Com 007 Só se Vive Duas Vezes" (1967), do filho de um técnico que trabalhou nos primeiros filmes do personagem.

Abberley não pretende usar seu terno original. "Isso seria um sacrilégio", afirma ele. "Tenho um manequim especial feito para o tamanho certo e o exibo em uma redoma de vidro em minha casa", conclui orgulhoso.

Tony Gibbon, sócio da GM Real Estate, uma empresa de investimentos imobiliários em Londres, encomendou um terno do filme "Goldfinger" e pretende comprar também o smoking, mas adaptando-o para usar no trabalho. "Cresci com Bond e continuo adorando-o. Entre todos, Connery é o cara."

Exibições: 721

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço