Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Quer abrir um negócio na moda? Veja dicas para colocar o sonho em prática

Veja quais são os conselhos de mulheres que começaram sua marca do zero e o passo a passo para quem quer abrir uma microempresa e se lançar no mercado.

Hannah Freire abriu loja de lingeries pouco antes da pandemia, em 2019:

Hannah Freire abriu loja de lingeries pouco antes da pandemia, em 2019: "Para me destacar nesse meio investi em imagem" (Foto: Acervo pessoal).

Hannah Freire saiu da casa dos pais no interior da Bahia em 2007 com R$ 50 reais no bolso para ficar na casa de amigos em Vitória (ES) e, na bagagem, levou também o sonho de um dia ter uma marca de moda para chamar de sua. Doze anos depois e muito trabalho conseguido na “cara de pau”, como conta ela, de vendedora em lojas de luxo – de joias à moda feminina e masculina – em shopping, hoje é dona da Banana Pink Lingerie Club. Enquanto ainda trabalhava para outras marcas atrás do balcão, Hannah decidiu se profissionalizar por meio dos cursos do Sebrae. No caso, o Empretec, de formação em empreendedorismo. “Ao invés de pensar que não queria estar ali, vejo que toda a oportunidade de emprego é um passo para frente", diz ela.

Aprender a fazer os moldes das roupas, montar um site, criar um logo, fotografar as peças (com o celular mesmo), lidar com fornecedores e contratar funcionários foi fundamental para a criação da loja em 2019. "Para me destacar nesse meio, investi em imagem. Chamei minha galera da produção de moda, meus amigos fotógrafos e conseguimos nos posicionar no meio", conta Hannah, que comemora o crescimento de 60% nas vendas nesses três anos.

Empreender é não é fácil, por isso quanto mais bagagem você tiver antes de inaugurar seu negócio, melhor. Segundo pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor em parceria com o Sebrae, 55,5% das novas empresas criadas nos primeiros dois anos de pandemia foram abertas por mulheres. Porém, estes são os negócios que também tiveram maiores dificuldades de se estabelecer no mercado e, de fato, manter as portas abertas.

Depoimentos e dicas de quem abriu o próprio negócio na moda. Na foto: Hannah Freire (Foto: Acervo pessoal)

Depoimentos e dicas de quem abriu o próprio negócio na moda. Na foto: Hannah Freire (Foto: Acervo pessoal)


Salvar

A empresa de previsão de tendências WGSN também pensou nesse público e lançou uma plataforma que tem o objetivo de ser um braço direito dos novos empreendedores no setor da moda por meio de planos mensais, que começam em R$ 199.

“Montar um negócio do zero representa inúmeros desafios, principalmente quando não envolve sócios. As etapas para tirar uma empresa do papel são muitas e foi justamente pensando nisso que nasceu a plataforma, com ferramentas que auxiliam na estruturação do negócio e guiam o empreendedor dos primeiros passos ao estágio de maturidade”, explica Luciana Valim, Brand Leader de START by WGSN. Garantir informações e conteúdos de moda simplificados, ferramentas práticas para facilitar o dia a dia, a gestão financeira do negócio, otimizar tempo e investimentos, e guiar o empreendedor a realizar as melhores escolhas e estratégias são os serviços oferecidos pela plataforma.

Após se dedicar por oito anos em uma área de atuação que nada tem a ver com moda, Ângela Brito decidiu realizar o sonho de ter sua marca. "Quando trabalhava na área tecnológica, um dos objetivos era juntar dinheiro para o curso superior de Moda", conta ela, que precisou de muita resiliência para lançar a etiqueta que leva o seu nome, em 2014. “Sou mulher negra, africana. Era difícil até conseguir estágio. Por isso, estudei a vida inteira e sabia de todas as etapas e processos [da indústria]."

Ângela nasceu em Cabo Verde e hoje vive no Rio de Janeiro. A ligação que mantém com o seu país é de grande importância, já que suas construções identitárias e imagéticas partem das memórias que cultivou em sua terra natal. Porém, este nunca foi um limite para ela, que se considera cidadã do mundo e em sua estreia no São Paulo Fashion Week, em 2019, foi a única mulher negra no line-up.

Angela Brito (Foto: Divulgação)

Depoimentos e dicas de quem abriu o próprio negócio na moda. Na foto: Ângela Brito (Foto: Divulgação)


Salvar

Marie Nepomuceno trabalhou 15 anos com produção de moda até decidir montar o brechó online Callma, que tem serviços customizados como curadoria de moda circular e consultoria de estilo. "Fiz [o site] na pandemia, dentro de casa. Fui pesquisar qual plataforma me daria mais recursos, então optei pelo Wix. É um investimento. Você tem que ter o domínio, que precisa de um pagamento anual", explica.

Depoimentos e dicas de quem abriu o próprio negócio na moda. Na foto: Marie Nepomuceno (Foto: Acervo pessoal)

Depoimentos e dicas de quem abriu o próprio negócio na moda. Na foto: Marie Nepomuceno (Foto: Acervo pessoal)

Marie entendeu que seu diferencial seria a curadoria de peças de segunda mão, montada a partir do gosto e necessidade do cliente. Sabe aquela amiga que diz que ama looks vintage, mas não tem pique - ou expertise - para garimpar? A produtora de moda se coloca à disposição para fazer esse trabalho enquanto o cliente analisa as escolhas via mensagem. "É imprevisível. Pode ser que não encontre nada que agrade, mas se achar o que o cliente propôs, mando fotos na hora e ele vai aprovando. Garimpo é isso", explica.

A designer Toalá se orgulha de seu empreendimento, a Casa das Kapulanas, marca têxtil especializada em tecidos africanos. Criada em 2016, a empresa sustentava-se de forma praticamente analógica e informal, com Toalá fazendo entregas pessoalmente pelos metrôs de São Paulo e expondo as peças em feiras. Em quatro anos de existência, a marca contabilizava apenas 17 vendas pelo site.

"Na primeira campanha digital feita em março de 2020, consegui vender um produto que estava há anos parado no estoque. Vi que aquilo ia dar certo e me dediquei", lembra ela. Nos meses seguintes, Toalá fez ajustes nas campanhas, passou a investir mensalmente e, agora, recebe em média 160 pedidos por mês. Ela, que tem MBA em Gestão de Negócios, contou que nunca havia voltado o olhar para o digital antes da pandemia.

Toalá (Foto: Divulgação )

Depoimentos e dicas de quem abriu o próprio negócio na moda. Na foto: Toalá (Foto: Divulgação )


Salvar

"Não dá para focar só no criativo", reforça Ângela Brito. "É uma empresa. É planejamento, marketing, financeiro. Se eu soubesse tudo isso no início, teria sido melhor. Para que o sonho continue, é preciso vender e, para vender, planejar", resume.

LAURA REIF

https://revistamarieclaire.globo.com/Moda/noticia/2022/06/quer-abri...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 86

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço