Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

No último encontro das Guardiãs da Água na Moda, o presidente e consultor da Thymus, Ricardo Guimarães presenteou a audiência com uma série de pensamentos originais e brilhantes. (Acesse ata-aberta para matéria completa.)

Uma das referências que o consultor utilizou durante a apresentação foi a Biomimética.

Segundo Ricardo, ela será a próxima grande ciência no desenvolvimento de tecnologias que se propõem a combater a grande crise climática que estamos vivendo.

Seja através da moda, indústria automobilística ou medicina, a ciência que “copia” a natureza tem tudo para inspirar projetos inovadores de designers, estilistas, engenheiros e muitos outros profissionais. Aliás, ser mega multidisciplinar é outro predicado da Biomimética.

Ricardo Guimarães contou que é um seguidor aficionado de AskNature.com. O site é uma excelente fonte de consulta para quem quer se aprofundar no assunto.

Veja como eles se auto definem:

A vida na terra apresenta soluções elegantes para muitos dos desafios que designers e inovadores enfrentam todos os dias. Explore o AskNature para encontrar estratégias biológicas, inspirações e recursos relativos aos seus próprios desafios de inovação, para que você possa emular as formas, processos e sistemas testados pelo tempo e que já prosperam em equilíbrio com os sistemas complexos da Terra.

Vale a pena mergulhar nos cases de biomimética mais inusitados e inspiradores. O site é completo, super bem dividido e está sempre se atualizando.

Se você quer nutrir-se de informações atuais, relevantes e “fora da caixa” faça como Ricardo Guimarães e acompanhe AskNature na sua maravilhosa viagem pela biomimética.

“A Biomimética ultrapassará a biologia molecular e a substituirá como a mais desafiadora e importante ciência biológica do Século XXI”. Stephen Wainwright- cientista

“Estamos no limiar de uma revolução de materiais equivalente à que houve na Idade do Ferro e na Revolução Industrial. Estamos a entrar rapidamente numa nova era de materiais. Penso que, dentro de um século, a Biomimética modificará significativamente o nosso modo de vida.” Mehmet Sarikaya – professor

Outras aplicações superinteressantes de biomimética:

Superfícies de baixo atrito

Inspirada na forma como a pele dos peixes reage ao contato com a água, essa tecnologia, aplicada ao seu traje de natação, ajudou o nadador Michael Phelps em suas conquistas nas piscinas. A mesma tecnologia tem sido aplicada também em cascos de navios, submarinos e mesmo aviões.

Telas “asa-de-borboleta”

São superfícies de visualização de baixíssimo consumo de energia, baseadas na forma como as asas de borboletas refletem a luz.

Efeito lótus

Baseado na forma como as folhas do lótus repele a água e a sujeira, diversas soluções estão sendo desenvolvidas pela indústria para aplicação em tecidos, metais, para-brisas de aviões e faróis de automóveis.

Turbina “WhalePower”

Inspirada na forma das barbatanas da baleia jubarte, as lâminas nervuradas desse tipo de turbina eólica produzem 32% menos atrito e 8% de deslocamento de ar que as lâminas lisas convencionais.

Carro biônico

Desenvolvido pela Mercedes-Benz a partir da forma do peixe-cofre o carro Bionic atinge um coeficiente de aerodinâmica de 0,19 e consome 20% menos combustível que um veículo convencional de potência equivalente.

https://www.amodapelaagua.com.br/sem-categoria/quer-inovar-pergunte...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 246

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço