Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

24 de abril de 2023 marca 10 anos desde Rana Plaza. Durante a Fashion Revolution Week, estamos #LembrandoRanaPlaza e exigindo que ninguém morra pela moda. À medida que refletimos, somos inspirados pelo progresso feito no setor de roupas prontas de Bangladesh (RMG) e lembrados do escopo das questões humanas e ambientais ainda a serem abordadas na indústria da moda global.

 

O que aconteceu no Rana Plaza?

Em 24 de abril de 2013, o prédio da fábrica Rana Plaza em Bangladesh desabou em uma tragédia evitável. Mais de 1.100 pessoas morreram e outras 2.500 ficaram feridas, tornando-se o quarto maior desastre industrial da história. O Rana Plaza não foi o primeiro nem o último desastre da fábrica de roupas e foi um sintoma dos problemas comuns enfrentados pelos países produtores em todo o mundo. Rana Plaza expôs ainda mais a falta de transparência generalizada nas cadeias globais de suprimentos da moda e como a falta de visibilidade pode custar vidas. Sem transparência, os problemas permanecem ocultos e não resolvidos em sua raiz. 

 

Não é por coincidência, mas por design, que dentro da indústria global da moda, os salários dos trabalhadores de vestuário são artificialmente baixos e que as marcas continuam a comprar de regiões onde é impossível, difícil e/ou inseguro para os trabalhadores formar sindicatos e negociar maiores direitos. A indústria da moda global depende continuamente de compromissos voluntários que permitem que as marcas continuem com os negócios como sempre. A falta de salários dignos, liberdade de associação, negociação coletiva, saúde e segurança e rastreabilidade continuam devido ao fraco progresso na transparência nessas áreas. Um primeiro passo crítico em direção à responsabilidade, portanto, é uma maior transparência. 

 

 

O que é o Acordo Internacional?

O Acordo de Saúde e Segurança de Bangladesh (agora conhecido como Acordo Internacional de Segurança Contra Incêndio e Predial ) foi assinado apenas algumas semanas depois de Rana Plaza e é um acordo histórico que reuniu marcas, varejistas, sindicatos e fábricas fornecedoras para tratar da segurança predial e contra incêndio em fábricas de roupas em Bangladesh. Foi a primeira vez que marcas de moda globais reconheceram sua responsabilidade direta pelas condições de fábrica em suas cadeias de suprimentos – e 192 marcas de moda estão atualmente inscritas .

 

O Acordo Internacional é o primeiro acordo de marca juridicamente vinculativo sobre saúde e segurança do trabalhador na indústria da moda. Foi formado com o entendimento de que medidas voluntárias por si só não são suficientes para abordar questões de saúde e segurança porque carecem de transparência, aplicabilidade e garantia de representação significativa de trabalhadores e sindicatos. O Acordo é único por ser apoiado por todas as principais partes interessadas em direitos trabalhistas em Bangladesh e internacionalmente, e por ser juridicamente vinculativo. É o acordo mais importante até hoje para manter os trabalhadores do setor de vestuário seguros.

 

O Acordo tem três objetivos principais :

  • Promover uma cultura de segurança no local de trabalho , treinando Comitês de Segurança e incentivando os trabalhadores a identificar, abordar e monitorar os riscos de segurança nas fábricas.
  • Prevenção de incêndios, acidentes elétricos, estruturais e de segurança de caldeiras por meio de inspeções e programas de remediação conduzidos por engenheiros especializados e independentes.
  • Fornecer um meio confiável para que os trabalhadores levantem questões de segurança por meio de um mecanismo de reclamações independente.

 

Este ano, prestamos homenagem aos esforços conjuntos de todas as partes interessadas do Acordo que contribuíram significativamente para locais de trabalho mais seguros para mais de 2 milhões de trabalhadores de fábricas de vestuário em Bangladesh, especialmente os sindicatos globais que representam os trabalhadores do setor de vestuário que estiveram na vanguarda deste acordo inovador. . Você pode encontrar uma lista de organizações para apoiar no final deste blog.

 

Você pode ler mais sobre o Acordo Internacional por meio da Campanha Roupas Limpas e assistir ao vídeo abaixo que celebra as conquistas mensuráveis ​​do Acordo:

 

O que é o Acordo do Paquistão?

No Paquistão, os sindicatos seguiram o exemplo do Acordo de Bangladesh e estão trabalhando para adaptá-lo às suas próprias circunstâncias nacionais. A partir de 2018, as organizações trabalhistas no Paquistão têm feito campanha por um Acordo do Paquistão sobre Incêndio e Segurança Predial. 

 

O Acordo do Paquistão é um acordo juridicamente vinculativo entre sindicatos globais, IndustriALL e UNI Global Union, e marcas de vestuário e varejistas por um período inicial de três anos a partir de 2023. A listagem de fábrica dessas marcas cobriria aproximadamente 300-400 instalações no Paquistão. O programa no Paquistão incluirá os principais recursos do Acordo Internacional de 2021. 

 

35 marcas e varejistas globais já assinaram o Acordo do Paquistão . O Fashion Revolution se solidariza com todas as organizações que pedem que grandes marcas e varejistas assinem o Acordo do Paquistão e exige que a indústria proteja o progresso para que um desastre como o Rana Plaza nunca mais aconteça. 

 

O Rana Plaza poderia ter acontecido em qualquer lugar, pois foi um resultado devastador em uma indústria repleta de abusos dos direitos humanos e degradação ambiental. Este desastre expôs que a falta de transparência custa vidas. Enquanto 48% das principais marcas e varejistas incluídos no Índice de Transparência da Moda estão divulgando suas listas de fornecedores de primeiro nível, as cadeias de suprimentos permanecem complexas, fragmentadas, desregulamentadas e opacas, com metade das marcas pontuando de 0 a 2% no geral na seção Rastreabilidade do relatório.

 

Quão transparente é a indústria da moda?

Desde o Rana Plaza, houve um maior escrutínio da indústria global da moda e pressão para que marcas e varejistas fossem mais transparentes. O Global Fashion Transparency Index é uma ferramenta que o Fashion Revolution desenvolveu para ajudar a trazer mudanças sistêmicas na indústria. 

 

O Índice foi criado em 2017, reconhecendo que a falta de transparência custa vidas e permite que os direitos humanos e as questões ambientais prosperem sem serem resolvidos. são respeitadas, as condições de trabalho são seguras e o meio ambiente é protegido sem saber onde seus produtos estão sendo feitos. O objetivo é que essas informações sejam usadas por indivíduos, ativistas, especialistas, representantes dos trabalhadores, grupos ambientais, formuladores de políticas, investidores e até mesmo as próprias marcas para examinar o que as grandes marcas de moda estão fazendo, responsabilizá-las e trabalhar para tornar a mudança uma realidade. 

 

Nossas descobertas destacam um aumento no nível de transparência nos últimos 5 anos. Em 2017, apenas 32% das 100 marcas analisadas divulgaram suas listas de fabricação de primeiro nível. Em 2022, 48% das 250 marcas incluídas no Índice agora divulgam suas listas de fabricação de primeiro nível. Além disso, em 2017, 0% das marcas analisadas divulgaram suas listas de fornecedores de nível 3. Em 2022, 12% das 250 marcas incluídas no Índice agora o fazem. Embora esse progresso seja encorajador, ele levanta a questão: o que ainda está sendo escondido? 

 

Dez anos depois do Rana Plaza, ainda há muito a ser feito na indústria da moda mundial. Descubra como você pode agir e apoiar as organizações que trabalham no terreno em Bangladesh abaixo…

 

Como posso agir?

Se você é cidadão:

 

Se você é um formulador de políticas:

  • Apoie melhores regulamentos, leis e políticas governamentais que exijam transparência e responsabilidade corporativa em questões ambientais e de direitos humanos na indústria global da moda.
  • Seja mais proativo ao responder a 'sinais de alerta' e fatores de risco associados à exploração do trabalho e danos ambientais na indústria global da moda.
  • Leia e ouça os pontos de vista de trabalhadores, comunidades e especialistas no Global Fashion Transparency Index para informar suas atividades de formulação de políticas. Observe que as opiniões apresentadas aqui não são exaustivas e recomendamos procurar e falar com outras partes interessadas afetadas.

 

Se você é uma grande marca e varejista:

 

Lista de organizações globais para apoiar

As seguintes organizações têm sido fundamentais para o desenvolvimento e adoção do Acordo Internacional:

 

Sindicatos Signatários do Acordo 

 

Testemunhas Signatárias do Acordo 

 

Presidente do Comitê Diretivo do Acordo Internacional

 

Outras organizações de apoio aos trabalhadores do vestuário em Bangladesh

 

 

Imagem do cabeçalho: J Williams no Unsplash
https://www.fashionrevolution.org/rana-plaza-10-years-on-a-decade-of-progress/
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 29

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço