Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Reality show norueguês leva blogueiros de moda para fábrica de roupas

Um reality show da Noruega decidiu levar blogueiros do mundo da moda para conhecer a realidade das pessoas que fabricam suas roupas. Comumente ligada a casos de escravidão, lojas de roupas são famosas por contratar fábricas de lugares com mão de obra barata.

O programa, que tem o nome de uma gíria comumente usada para descrever lugares com difíceis condições de trabalho, Sweatshop - Deadly Fashion ("Sweatshop - Moda Mortal"), levou Anniken Jørgensen, Frida Ottesen e Ludvig Hambro, três blogueiros de moda de 17 anos para Phnom Penh, capital do Camboja. Os jovens passaram um mês conhecendo a vida de um trabalhador nas fábricas têxteis no país asiático.

O experimento foi idealizado e realizado pelo jornal norueguês Aftenposten, que transformou a experiência em um programa de 5 episódios (que podem ser vistos aqui, em inglês). Lá, eles descobrem coisas absurdas, como o fato da blusa que eles compram por U$ 35 custar mais do que um mês inteiro de aluguel. "Aqueles que fazem as roupas deveriam também ser capazes de comprá-la", reclama Hambro. Os primeiros episódios ainda contém auras de curiosidade, que começam a desaparecer a medida que eles vão descobrindo cada vez mais daquele estilo de vida.

Quando os trabalhos são iniciados é que os adolescentes descobrem a dura vida dos cambojanos que trabalham na indústria têxtil. "Isso nunca acaba", diz Ottesen, "e eu só estive aqui por duas horas fazendo a mesma coisa. Estou com fome e minhas costas doem".

"Você não sabe quão ruim é, até ver com os próprios olhos", diz Hambro. "Eu estou tão cansado que não sei o que dizer ou sentir. E o pio de tudo é que esse é um dos poucos lugares que nos deixaram entrar. Eu imagino como devem ser outros lugares, que não pudemos ver", completa.

A loja H&M, uma das mais presentes no Camboja não respondeu ao programa, mas revelou em nota à imprensa que "Sweatshop" não representa os esforços que a empresa faz no campo da responsabilidade social.

Confira o trailer (em inglês):

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=-SCHfV97...

http://www.administradores.com.br/noticias/cotidiano/reality-show-n...

Exibições: 208

Responder esta

Respostas a este tópico

  Comumente ligada a casos de escravidão, lojas de roupas são famosas por contratar fábricas de lugares com mão de obra barata.

...Descobriram a América ?????

Parece que é novidade!!!

Infelizmente acontece há anos!!!!

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço