RECICLAGEM DE LIXÍVIA DE SODA CÁUSTICA POR EVAPORAÇÃO
Grandes quantidades de soda cáustica (hidróxido de sódio-NaOH) são utilizados no processo de mercerização de têxteis de algodão, sejam tecidos, malhas ou fios.
São no mínimo 250 g de NaOH sólido por kg de material. Um acabamento com 10.000 kg/dia de material mercerizado consome no mínimo 2.500kg/dia de NaOH 100% ou 5 toneladas métricas de solução de NaOH a 50º Bé.
Esta soda cáustica é removida por lavagem na mercerizadeira e é lançada no efluente, é perdida e precisa ainda ser neutralizada com ácido causando mais despesa.
Tais quantidades, de produto químico valioso, tem que ser recuperadas do efluente e recicladas. Isto é tecnicamente possível e economicamente viável. A soda cáustica reciclada é comparável à originalmente utilizada, no tocante ao resultado da mercerização.
A concentração da Soda Cáustica é aumentada por evaporação de água (destilação). Vapor é usado para aquecer o primeiro estágio da estação de recuperação. Água evapora da solução. O vapor do primeiro estágio é usado para aquecer o segundo estágio e assim por diante nos estágios subseqüentes. Quanto mais estágios de evaporação menor o consumo de vapor. Naturalmente o investimento aumenta com o aumento do número de estágios e este tamanho da estação é projetado caso a caso. Temos no Brasil instalações de até 6 estágios aonde também se faz necessário aplicar vácuo.
Tags:
muito util este artigo, tanto no aspecto econômico como ambiental
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por