O Robotics Living Lab está a ser desenvolvido no Manchester Fashion Institute e pretende explorar abordagens mais sustentáveis à produção de moda, permitindo fazer peças de vestuário com mais valor acrescentado em séries mais pequenas.
Este laboratório robótico representa um investimento de 3,8 milhões de libras (cerca de 4,37 milhões de euros) e deverá apoiar as pequenas empresas da área da moda a usarem tecnologias robóticas e, dessa forma, melhorarem as suas credenciais sustentáveis.
No Manchester Fashion Institute, da Universidade Manchester Metropolitan, investigadores, designers e produtores de moda poderão usar o Robotics Living Lab para colaborarem e utilizarem tecnologias robóticas com foco na criação de moda de elevado valor acrescentado e pequenos volumes. Nesse laboratório será possível desenhar, testar e desenvolver novas soluções para costura, corte, engomadoria e reparação, por exemplo, assim como fazer investigações em parceria, nomeadamente na área da produção de moda neutra em carbono.
Susan Postlethwaite [©Future Fashion Factory]
«O laboratório vai permitir aos designers e produtores de moda trabalharem em conjunto usando tecnologia de vanguarda. Isso irá ter um forte impacto nas micro e pequenas médias empresas e juntos vamos ser capazes de influenciar positivamente a indústria», acredita Susan Postlethwaite, professora no Manchester Fashion Institute e diretora do Robotics Living Lab. «Estou ansiosa que o edifício fique pronto e possamos ocupar os espaços no laboratório com uma equipa nova e em crescimento de designers de moda e de produto, engenheiros e investigadores de ciências sociais», acrescenta.
O laboratório vai estar equipado com os chamados “cobots”, isto é, robôs colaborativos desenhados para trabalhar lado a lado com humanos e munidos de novas ferramentas para desempenhar determinadas tarefas.
O desenvolvimento de software de design para o corte de tecidos com padrões e para a sequenciação de tarefas de confeção irão permitir um design e confeção digitalmente melhorados.
«O Robotics Living Lab vai desafiar a forma como a moda é tradicionalmente feita e liderar o caminho para ajudar a transformar um futuro sustentável para a indústria de produção de moda», resume o comunicado do Manchester Fashion Institute.
https://portugaltextil.com/reino-unido-testa-robos-na-producao-de-m...
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI
Tags:
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2023 Criado por Textile Industry.
Ativado por