Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

O Robotics Living Lab está a ser desenvolvido no Manchester Fashion Institute e pretende explorar abordagens mais sustentáveis à produção de moda, permitindo fazer peças de vestuário com mais valor acrescentado em séries mais pequenas.

[©Manchester Fashion Institute]

Este laboratório robótico representa um investimento de 3,8 milhões de libras (cerca de 4,37 milhões de euros) e deverá apoiar as pequenas empresas da área da moda a usarem tecnologias robóticas e, dessa forma, melhorarem as suas credenciais sustentáveis.

No Manchester Fashion Institute, da Universidade Manchester Metropolitan, investigadores, designers e produtores de moda poderão usar o Robotics Living Lab para colaborarem e utilizarem tecnologias robóticas com foco na criação de moda de elevado valor acrescentado e pequenos volumes. Nesse laboratório será possível desenhar, testar e desenvolver novas soluções para costura, corte, engomadoria e reparação, por exemplo, assim como fazer investigações em parceria, nomeadamente na área da produção de moda neutra em carbono.

Susan Postlethwaite [©Future Fashion Factory]

«O laboratório vai permitir aos designers e produtores de moda trabalharem em conjunto usando tecnologia de vanguarda. Isso irá ter um forte impacto nas micro e pequenas médias empresas e juntos vamos ser capazes de influenciar positivamente a indústria», acredita Susan Postlethwaite, professora no Manchester Fashion Institute e diretora do Robotics Living Lab. «Estou ansiosa que o edifício fique pronto e possamos ocupar os espaços no laboratório com uma equipa nova e em crescimento de designers de moda e de produto, engenheiros e investigadores de ciências sociais», acrescenta.

O laboratório vai estar equipado com os chamados “cobots”, isto é, robôs colaborativos desenhados para trabalhar lado a lado com humanos e munidos de novas ferramentas para desempenhar determinadas tarefas.

O desenvolvimento de software de design para o corte de tecidos com padrões e para a sequenciação de tarefas de confeção irão permitir um design e confeção digitalmente melhorados.

«O Robotics Living Lab vai desafiar a forma como a moda é tradicionalmente feita e liderar o caminho para ajudar a transformar um futuro sustentável para a indústria de produção de moda», resume o comunicado do Manchester Fashion Institute.

https://portugaltextil.com/reino-unido-testa-robos-na-producao-de-m...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 28

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço