Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Relógios são uma das apostas para compor os looks em 2022

Pesquisa aponta uma crescente nas buscas de termos com a palavra “relógios” em rede social.

person human hand finger
Foto: Reprodução/Instagram @rolex

Saber quais serão as tendências do mundo da moda e do luxo é sempre um desafio, principalmente quando falamos em termos de artigos e acessórios. Afinal, acessórios, diferentemente de peças de roupa, são muito variados e, dependendo do estilo, podem fazer toda a diferença em um look. As mídias sociais, ainda que não diretamente, ajudam a auxiliar esta “...

Foto: Reprodução/Instagram @chopard
Foto: Reprodução/Instagram @chopard

Uma das principais redes que mostram quais são as possíveis tendências é o Pinterest. Muito conhecida por exibir fotografias de toda a web, de acordo com estéticas e gostos pessoais, o Pinterest também lança periodicamente o Predicts, que é uma pesquisa com a intenção de mostrar quais serão as possíveis tendências do mundo da moda, do design de interiores, de estilo de vida, etc.

No último Pinterest Predicts para 2022, um dos itens que são apontados como tendências são os relógios! Surpreendendo a todos, os relógios estão com tudo, e, mesmo que nunca tenham saído de moda, trata-se de um acessório para compor desde looks luxuosos até looks mais casuais e esportivos. 

Foto: Reprodução/Instagram @chopard
Foto: Reprodução/Instagram @rolex

Breve histórico dos relógios como acessórios

Desde os relógios de sol, de areia e de água, criados por civilizações antigas, os relógios passaram por um histórico de evolução evidente ao longo dos séculos. Nos anos de 1500, porém, começaram a se tornar realmente acessórios, com a criação dos relógios de bolso.

Os relógios de bolso eram mecânicos, feitos com uma corda para aproximadamente 40 horas, e contavam com uma mola espiral; funcionava, basicamente, com um mecanismo badalar. Seguindo uma lógica similar, vieram os relógios de pulso – e estes vieram para ficar. Segundo histórias não confirmadas, os relógios de pulso nada mais são do que relógios de bolso presos ao pulso. Trata-se de uma invenção de Santos Dumont, que pediu para que seu assistente, Cartier, prendesse os relógios de bolso ao pulso para que pudessem visualizar as horas durante os voos.

A popularização dos relógios se deu na Primeira Guerra Mundial, para que os soldados pudessem visualizar as horas de maneira mais prática enquanto estavam nos campos de batalha; desde então, as tecnologias permitiram que vários estilos, modelos e mecanismos de relógios surgissem e ganhassem o gosto da população. 

Foto: Reprodução/Instagram @marsicano_photos
Foto: Reprodução/Instagram @lautorecanetas

Mas quais tipos de relógios estão em alta?

Essa é uma dúvida bastante pertinente, uma vez que existem diversos modelos e estilos de relógio, tanto os de pulso quanto os de decoração. 

A tendência, no entanto, aponta para qualquer tipo de relógio, mas com um plus: os relógios inteligentes de fato estão ganhando a cena no mundo do luxo, pois eles fazem muito mais do que apenas mostrar as horas: eles têm a capacidade de exibir e-mails, notificações de redes sociais, contar passos, medir batimentos cardíacos, etc. 

Foto: Reprodução/Instagram @nikiasmolina
Foto: Reprodução/Instagram @goldnerre

Porém o cenário é que todos os relógios têm espaço para ocupar nas tendências. Rudy Lauer, criador de conteúdo francês, destacou os relógios analógicos para as tendências de 2022. Segundo ele, “o meu lado parisiense acha que os relógios são verdadeiros clássicos. Eu acho os relógios analógicos supercharmosos. Para mim, eles serão acessórios essenciais neste ano”.

Combine um relógio com seu look

Se você é uma pessoa que curte um design mais minimalista, que usa roupas mais monocromáticas e evita muitas coisas estampadas, existem modelos que são ideais para você. Os relógios de estilo minimalista são uma das principais tendências para 2022, e geralmente, são feitos com o bracelete de couro, aço ou malha, e podem ser grandes ou mais compactos, a depender do gosto do freguês. Esse estilo combina muito bem com os relógios masculinos de luxo, que, aliás, cresceram seis vezes mais nas buscas dos usuários do Pinterest.

Foto: Reprodução/Instagram @saintgermainbrand

Agora, se você quer um estilo mais vintage, também há no mercado! Inclusive, o estilo vintage está muito em alta no mundo da moda, e tem crescido o número de lojas que estão a vender roupas consideradas vintage, e isso inclui os acessórios também. A novidade é que é possível mesclar o vintage com o moderno. Os relógios digitais, por exemplo, podem ganhar um design clássico ou despojado, e em cores em tons de vintage, com ponteiros mais grossos. 

Foto: Reprodução/Instagram @casioaus

Para um look mais luxuoso e cheio de vida, também é possível encontrar relógios belíssimos com joias, como cristais e outras pedras, que dão um glamour que faz toda a diferença no look. Esse estilo é muito usado por mulheres, mas também por artistas do mundo da música. 

Foto: Reprodução/Instagram @chopard

Mas, se você tem uma tendência a preferir looks mais esportivos ou casuais, sem deixar de ser elegante, existem também os relógios sporty-chic, que têm um estilo mais cool, com mostradores maiores, detalhes mais elaborados e preservação das características mais úteis do relógio.

Foto: Reprodução/Instagram @thaygirao

Exibições: 33

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço