Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Os croquis são utilizados na indústria da moda, dentre outras funções, para comunicar e apresentar as coleções. Isso se deve especialmente por mostrar uma linguagem de fácil entendimento por qualquer tipo de público, já que representa as peças de roupa vestidas em manequins. Mesmo que os manequins desenhados nas ilustrações de moda tenham uma proporção diferente daquela da figura humana, fica fácil compreender o caimento das roupas pelo uso das cores e das sombras. Parte importante da representação dos croquis são as texturas e estampas, que não precisam ser exatamente iguais aos materiais usados na confecção das peças, mas devem lembrá-los.

<br="">


No Audaces Idea pode-se fazer a representação das estampas e texturas utilizando fotos dos materiais ou construindo desenhos que reproduzam os originais. As ferramentas utilizadas para a inserção de padronagens são Adicionar Estampa Corrida e Adicionar Estampa Localizada. A principal diferença entre elas o próprio nome já diz: a primeira repete o desenho selecionado formando uma estampa corrida e a segunda insere o desenho selecionado apenas uma vez.



Para estampas e até algumas texturas prefiro desenhar o módulo de repetição e utilizar a ferramenta Adicionar Estampa Corrida. É preciso pensar que esta ferramenta vai repetir o módulo infinitamente tanto horizontal como verticalmente, sendo assim, para estampas com módulos simétricos como o petit pois e o pied-de-poule basta desenhar o módulo inicial e inserir no objeto desenhado que a ferramenta faz a mágica de transformar um pequeno desenho numa estampa incrível.

É importante observar que para esta ferramenta o ideal é o módulo ser quadrado ou retangular, assim fica mais fácil fazer com que o encaixe fique perfeito. Em estampas como o petit pois é preciso pensar nesse espaço em branco (ou em outras cores) que se quer entre as bolinhas. Esse espaço pode ser maior ou menor e isso vai depender do tamanho do quadradinho que for desenhado para o módulo.


O desenho do módulo do pied-de-poule, assim como outras estampas que trabalham com encaixe, exige simetria e correspondência entre as partes que irão se encaixar na repetição. Para desenhar esse módulo utilizei as linhas guias para auxiliar na visualização desse encaixe.

Comecei desenhando o quadrado exterior do módulo e dividi esse quadrado em 16 partes iguais marcando as divisões com as Linhas Guias. Depois desenhei um dos quadradinhos internos que seria repetido para formar a parte central do módulo. Então dividi o quadradinho para que se transformasse num triângulo, e passei a repetir o desenho até completar o módulo.


Mas quando a estampa que queremos reproduzir não tem repetição regular como a ferramenta faz, é preciso criar um módulo que já apresente essa irregularidade. O petit pois, por exemplo, pode ser regular ou desencontrado. Para representá-lo desencontrado, começo desenhando o módulo inicial (quadradinho com bolinha no centro), depois repito o desenho em branco, abaixo também em branco, e por fim, repito o inicial. Dessa forma tenho um quadrado divido em quatro quadrantes, sendo dois preenchidos com bolinha e dois em branco criando esses espaços em branco para reproduzir o desencontro da padronagem.


Depois de aplicar as estampas nas peças basta finalizar como qualquer outro preenchimento, inserindo sombras, detalhes de movimento, franzidos, pregas. Tudo que for preciso para representar as peças de vestuário que compõem o croqui. No próximo post veremos como representar as texturas. Até lá e bons desenhos!


Por Ananda Sophie
Mestranda em Design Estratégico e Professora na Universidade Feevale

Exibições: 375

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço