Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

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Resíduos da Adidas, Walmart e outras marcas alimentam fornos de tijolos no Camboja

Os resíduos do fabrico de vestuário de pelo menos 19 marcas internacionais, incluindo a Adidas e a Walmart, estão a ser utilizados para alimentar fornos em fábricas de tijolos no Camboja, afetando a saúde de alguns trabalhadores, de acordo com um relatório publicado na segunda-feira, 20 de novembro, por um grupo local de defesa dos direitos humanos.


Os resíduos da Adidas, da Walmart e de outras marcas alimentam fornos de tijolos no Camboja - Reuters


O relatório da Liga Cambojana para a Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, mais conhecida pela sigla LICADHO, baseia-se em visitas a 21 fábricas de tijolos na capital cambojana, Phnom Penh, e na província vizinha de Kandal, entre abril e setembro, bem como em entrevistas com atuais e antigos empregados.

De acordo com o estudo, sete fábricas queimam os resíduos resultantes do fabrico de vestuário, incluindo tecido, plástico, borracha e outros materiais das marcas, para poupar nos custos de combustível.

"Vários trabalhadores referiram que a incineração dos resíduos de vestuário lhes causava dores de cabeça e problemas respiratórios; outra trabalhadora referiu que se sentia particularmente mal durante a gravidez", refere o relatório.

Várias retalhistas, incluindo a Primark e Lidl, afirmaram que estão a investigar o assunto.

A queima de resíduos de vestuário pode libertar substâncias tóxicas para os seres humanos se as condições de incineração não forem cuidadosamente controladas, e as cinzas podem também conter elevados níveis de poluentes, de acordo com um estudo interno de 2020 do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, que mediu as emissões das incineradoras das fábricas de vestuário no Camboja.

O relatório indica que estas substâncias tóxicas incluem dioxinas, que podem ser cancerígenas. O PNUD não respondeu a um pedido de comentário sobre o relatório.

De acordo com outro relatório publicado em 2018 por académicos britânicos da Royal Holloway, Universidade de Londres, os resíduos da indústria têxtil contêm frequentemente produtos químicos tóxicos, incluindo lixívia, formaldeído e amoníaco, bem como metais pesados, PVC e resinas utilizadas nos processos de tingimento e impressão.

De acordo com o relatório britânico, os trabalhadores das fábricas de tijolos referiram enxaquecas regulares, hemorragias nasais e outras doenças.

As marcas citadas no relatório da LICADHO são: Adidas, C&A, LPP's Cropp e Sinsay, Disney, Gap, Old Navy, Athleta, Karbon, Kiabi, Lululemon Athletica, Lidl Stiftung & Co's Lupilu, Walmart's No Boundaries, Primark, Reebok, Sweaty Betty, Tilley Endurables, Under Armour e Venus Fashion.

A Adidas, que se abastece em 16 fábricas no Camboja, declarou ter iniciado uma investigação para verificar se os resíduos estavam a ser desviados dos canais autorizados para os fornos de tijolos.

A política ambiental da Adidas no Camboja estipula que todos os resíduos dos fornecedores de vestuário devem ser eliminados numa central de valorização energética de resíduos aprovada e totalmente regulamentada, com controlos da qualidade do ar, ou em centros de reciclagem aprovados pelo governo, informou a empresa.

O Lidl afirmou que levava muito a sério as informações comunicadas pela LICADHO e que tinha iniciado uma investigação, sem dar mais pormenores.

A retalhista polaca LPP afirmou não ter conhecimento de que os seus resíduos têxteis eram queimados em fornos de tijolos e que tinha contactado os seus agentes responsáveis pelas encomendas no Camboja.

A britânica Primark, que se abastece em 20 fábricas no Camboja, afirmou estar a investigar o assunto. A Sweaty Betty não comentou as conclusões específicas, mas afirmou que estava a trabalhar em estreita colaboração com os seus fornecedores para garantir o cumprimento integral do seu código de conduta ambiental.

A cadeia de vestuário C&A, que também lançou uma investigação, afirmou que cumpre a legislação e a regulamentação locais e que monitoriza os seus fornecedores através de avaliações efetuadas por terceiros e de visitas de acompanhamento levadas a cabo pelo seu próprio pessoal local.

Por outro lado, a Tilley Endurables afirmou estar "muito preocupada" com as conclusões do inquérito e que a fábrica que produz os seus produtos tinha sido auditada pela WRAP (World Responsible Accredited Production), estando empenhada em assegurar uma gestão adequada dos resíduos com base na legislação local e em normas reconhecidas internacionalmente.

A Tilley Endurables afirma que investigou e descobriu que a fábrica utilizava uma empresa de recolha de resíduos licenciada pelo Ministério do Ambiente do Camboja e que não sabia o que acontecia aos resíduos depois de serem recolhidos.

As outras marcas não responderam imediatamente aos pedidos de comentário da Reuters. O WRAP, o Ministério do Ambiente do Camboja e a empresa de recolha de resíduos, Sarom Trading Co. Ltd, não responderam aos pedidos de comentário.



(Reportagem de Clare Baldwin e Helen Reid, com contribuições de Katherine Masters; versão francesa de Kate Entringer, editada por Blandine Hénault)

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