Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Resíduos têxteis se transformam em matéria-prima de cangas

Parceria entre a Schutz e as ONGS Costurando Sonhos e OrientaVida garante renda para mulheres em situação de vulnerabilidade.

cangas Schutz
Foto: Divulgação Arezzo&Co.

Uma parceria entre a Schutz e as ONGs Costurando Sonhos e OrientaVida está dando um novo destino aos tecidos remanescentes de coleções antigas da marca, incentivando a economia circular na moda e gerando impacto positivo para mulheres em situação de vulnerabilidade social. Promovendo a capacitação profissional e geração de renda, um projeto está transformando o que seriam resíduos têxteis em belas cangas, pelas mãos de 50 costureiras.

Os tecidos que estavam parado nos estoques, são hoje matéria-prima para a produção de mais de 3,2 mil cangas de praia. A ação reforça a parceria de longa data da Arezzo&Co com as ONGs, que trabalham pelo desenvolvimento social e empoderamento de mulheres.

“Além da oportunidade de trabalho, produzir algo para uma empresa de moda, como a Arezzo&Co, é um reconhecimento muito importante. Isso mostra que é possível conquistar espaços que, muitas vezes, parecem estar muito distantes da nossa realidade”, comenta Suéli Feio, fundadora da Costurando Sonhos, é uma das líderes do projeto de corte e costura.

costura
Foto: Divulgação | Schutz

As peças finalizadas já têm seu destino e lucro garantidos. Foram compradas pela Schutz e estão disponíveis como presentes para as clientes da marca que comprarem mais de R$ 890, tanto em lojas físicas quanto no e-commerce. As cangas trazem 11 diferentes estampas e serão entregues enquanto durarem os estoques.

“Foi uma ação bem produtiva e desenvolvi novas habilidades, como fazer barra de lenço no aparelho de costura, que eu não sabia até então. Além disso, foi uma grande responsabilidade costurar para uma marca importante no mercado”, destaca Damaris Isabel, costureira da Costurando Sonhos.

cangas schutz
Foto: Divulgação | Arezzo&Co.

Loja dos Sonhos 

No ano passado, a Arezzo&Co também inaugurou a Loja dos Sonhos, em Paraisópolis (SP), junto à Costurando Sonhos. O espaço reúne sapatos, roupas e acessórios de marcas como Arezzo, Schutz, Anacapri e Vans, que são vendidos para o público e 100% do lucro obtido é destinado à ONG. Até hoje, 128 mulheres já foram impactadas pela iniciativa.

“Com essa estratégia de moda circular, conseguimos, por meio do upcycling, reduzir a quantidade de resíduo têxtil em estoque, além de apoiar o empoderamento de mulheres e a geração de renda”, destaca Suelen Joner, Head de Sustentabilidade e D&I da Arezzo&Co.

loja Arezzo Paraisópolis
Loja da Arezzo&Co, em parceria com a Costurando Sonhos, em Paraisópolis. Foto: Anderson Jorge | Cria Brasil | Divulgação

A executiva ainda comenta sobre a importância de se aliar a parceiros comprometidos com a transformação sustentável. “É preciso expandir o olhar para além do nosso próprio negócio e operações para gerar impacto positivo de verdade. Aqui, na Arezzo&Co, entendemos que fazemos parte de uma jornada maior e coletiva”, completa.

Metas até 2030

O grupo Arezzo&Co reúne diversas marcas de moda do Brasil, como Arezzo, Alexandre Birman, Schutz, Reserva e Anacapri. Em relação à Gestão de Resíduos, os compromissos assumidos até 2030 são:

  • 60% de materiais sustentáveis em todos os produtos;
  • Redução de 30% das emissões dos escopos 1, 2 e 3;
  • Implantação de logística reversa em 100% das lojas próprias e franquias nacionais;
  • 100% das embalagens feitas com materiais sustentáveis.

https://ciclovivo.com.br/inovacao/negocios/residuos-texteis-se-tran...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 27

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço