Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Reserva de algodão chinesa é razão de incertezas

Os esforços do governo chinês para construir a reserva de algodão do país geraram uma incerteza significativa, que pode pesar no mercado mundial de algodão durante anos, isso segundo o International Cotton Advisory Council (ICAC).

O ICAC estima que as importações de algodão chinesas serão de 4,2 milhões de toneladas até 31 de julho, um aumento de 61% em comparação ao ano anterior. Segundo esta entidade intergovernamental, a China acumulou mais de 3 milhões de toneladas de algodão doméstico, e pelo menos 1 milhão de toneladas de algodão estrangeiro em sua reserva nacional durante oito meses entre 2011/2012. “Embora as compras tenham sustentado os preços domésticos e internacionais até agora, as vendas da reserva podem reduzir as importações chinesas e inibir os preços mundiais da commodity no futuro”, revelou em comunicado o grupo.

As políticas governamentais na Índia estão também provocando um impacto potencial nos preços do algodão, após ter sido introduzida uma nova proibição nas exportações em 5 de março. Embora o impacto desta proibição tenha tido um efeito limitado nos preços internacionais, quanto mais tempo durar esta inibição, mais provável é ter um impacto de aumento dos preços mundiais.

No geral, o comércio mundial de algodão deverá aumentar 9%, para 8,4 milhões de toneladas em 2012, impulsionado pelas importações quase recorde da China.

Mas com a produção mundial excedendo o consumo, os estoques deverão recuperar-se em 41%, para 13,1 milhões de toneladas. Contudo, dois terços deste aumento estarão na China, como resultado da política de criação de estoques “Se subtrairmos a quantidade prevista da reserva nacional chinesa aos estoques mundiais, os demais algodão estocados podem aumentar apenas 5%, para 9,4 milhões de toneladas”, indicou o ICAC. “O tamanho da reserva nacional chinesa cria uma incerteza significativa para o mercado mundial de algodão durante os próximos meses e até anos”, acrescentou.

A reconstituição da reserva nacional da China foi introduzida para assegurar o fornecimento doméstico de algodão e ajudar a evitar futuras flutuações nos preços da commodity. O projeto começou em setembro de 2011 e tece continuidade durante sete meses, até ao final de março.

Contudo, a Associação de Algodão da China indicou que o aumento dos custos do trabalho e das sementes, juntamente com a quebra dos preços, traduziu-se em um adiamento da sementeira por parte dos agricultores, tendo como consequência a diminuição em cerca de 20% em algumas áreas de produção de algumas regiões.

Fonte:|http://www.guiajeanswear.com.br/noticias/2248/economia.aspx

Exibições: 241

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço