Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

A política de criação de reservas da China está a controlar os preços do algodão em todo o mundo, cujo valor está ainda a ser condicionado pela diminuição da procura mas também da produção, uma situação que já levou o governo chinês a atribuir subsídios diretos para aumentar a área de cultivo. 

dummy
Reservas controlam preços

A China deverá manter cerca de 60% dos stocks mundiais de algodão no final de 2013/2014, com as reservas do país a continuarem a ser o principal impulsionador dos preços mundiais de algodão.

Os dados mais recentes publicados pelo International Cotton Advisory Committee (ICAC) estimavam que a reserva nacional de algodão da China seria de cerca de 9 milhões de toneladas no final de junho, mas poderá descer para 8 milhões de toneladas no final de julho. Contudo, as compras da reserva irão ser retomadas em setembro, quando começa a época de colheita 2013/2014.

O Cotlook A Index aumentou para 96,65 cêntimos de dólar (cerca de 0,74 euros) em meados de junho de 2013, antes de regressar a um nível mais baixo de 90 cêntimos de dólar no final do mês.

Em maio último, o Departamento de Agricultura dos EUA aumentou as suas estimativas de exportação do ano de 2012/2013 para 3 milhões de toneladas devido à continuação de fortes vendas na China e baixou a estimativa de produção americana de 2013/2014 para 2,9 milhões de toneladas devido à seca no sudoeste.

O ICAC prevê que a China vá reduzir a área dedicada à produção de algodão à medida que o governo inicia uma série de reformas pensadas para abrir a economia ao investimento privado, para acelerar a urbanização e o crescimento.

Em junho, o Banco da China indicou que o governo está disposto a restringir a sua política monetária para conseguir um crescimento económico mais estável. Esta nova política teve já um impacto imediato nas fiações, que estão a reduzir as compras da reserva, que exigem pagamento contra entrega, e a expandir as importações com cartas de crédito de 90 dias.

Os políticos chineses reconheceram a distorção do mercado criada pelos seus programas de reservas nacionais de algodão e estão a planear experimentar um subsídio direto em Xinjiang. Entretanto, para parar o declínio da plantação de algodão em Hebei, os agricultores receberam um subsídio direto em abril deste ano.

Desde 2010/2011, a produção mundial de algodão excedeu o consumo, indicou o ICAC. Embora os stocks finais mundiais em 2012/2013 devam ser divididos de igual forma entre a China e o resto do mundo, a China deverá ter cerca de 60% dos stocks mundiais até ao final de 2013/2014.
 http://www.portugaltextil.com/tabid/63/xmmid/407/xmid/42627/xmview/...

Exibições: 123

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço