Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Rio recebe o primeiro Instituto SENAI de Inovação em Biossintética

Grupo
 
No mês de outubro, o SENAI CETIQT sediou o terceiro WORKSHOP entre representantes do Departamento Nacional do SENAI e de grandes empresas da indústria brasileira que se reuniram para tratar da implantação do Instituto SENAI de Inovação em Biossintética na cidade do Rio de Janeiro/RJ. Estas empresas, juntamente com o SENAI, estão preparando o plano de negócios deste instituto e, com isto, estão sendo consideradas empresas âncoras que incorporam as demandas desta área industrial no dia-a-dia do trabalho do ISI.
 
O novo Instituto, que deverá ser lançado em dezembro de 2015, tem como foco o desenvolvimento de soluções em química sustentável por meio de biotecnologia e novos recursos renováveis para o estabelecimento de novos produtos e processos. Com o apoio de dez empresas âncoras  como a Braskem, Buckman, Loréal, Elequeiroz, Eastman, Solvey, Oxiteno, Granbio, Lanxess e Basf, o SENAI firmou cooperações para atender as demandas industriais do setor químico, identificadas pela Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM) que foi a grande interlocutora na construção de muitos dos ISIs. A próxima fase é a de contratação de equipes multidisciplinares que consigam trabalhar, pesquisar e produzir conhecimento para o desenvolvimento de soluções industriais desta área tecnológica.
 
Para o Diretor do Instituto SENAI de Inovação, Carlos Alberto Bork, a implantação de um ISI em Biossintética trará muitos ganhos para a indústria brasileira, assim como para a sociedade. “ Vamos aumentar a qualidade dos nossos produtos e processos para a área química, aumentando a produtividade e a competitividade industrial, bem como a geração  de empregos, refletindo em melhoria da qualidade da sociedade brasileira, afirmou. O diretor chamou a atenção ainda para o grande desafio perante os empresários. “Devemos ser ágeis nas próximas fases de implantação do ISI de Biossintética para darmos respostas às indústrias em tempo hábil e mantermos nossa credibilidade e confiança em nossas ações”, completou.
 
Sobre o ISI
 
O projeto Instituto SENAI de Inovação começou há cerca de dois anos, sendo determinadas as principais diretrizes por meio da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que é formada pelas 40 maiores empresas brasileiras, sendo dez  multinacionais. 
 
Em reuniões realizadas, os empresários propuseram dez diretrizes necessárias para o crescimento da competitividade da indústria brasileira, entre elas a criação de Institutos de Ciência e Tecnologia (ICT) pelo país. Neste contexto, o SENAI se colocou como grande interlocutor de uma política de governo voltada para a inovação, já que é a maior corporação na área de educação profissional, e sua ampla atuação por todo o território brasileiro. 
 
Nos dois últimos anos estão sendo implantados 26 ISIs em todo o Brasil, onde 12 já estão operando, ou seja, já trabalham juntamente com a indústria na construção de soluções inovadoras.
 
Diretor

Exibições: 183

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço