Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Empresa americana desenvolveu protótipo de swebot que consegue fechar as costuras laterais de uma calça de denim.

Há cerca de um mês a empresa americana SoftWear Automation anunciou ter desenvolvido um robô de costura, os chamados sewbots, capaz de fechar uma calça jeans. Por enquanto, uma complexa mesa, que mistura braços automáticos e câmeras de ar para mover e juntar partes de tecido, conseguiu fazer as costuras laterais de uma calça de denim. O tecido foi escolhido pela textura mais pesada que viabiliza o transporte pela superfície da bancada.

O projeto de robôs de costura é parte de um programa mais amplo da rede hipermercadista, lançado há dois anos, que visa levar de volta para os Estados Unidos a manufatura industrial de roupas. Os robôs seriam uma alternativa para conseguir uma linha de produção mais econômica, por que custariam menos que um exército de costureiras, teriam escala e controle de qualidade apurado. O polêmico projeto de costura robotizada, que inclui a participação do centro de pesquisa têxtil George Tech, já encontra críticos que julgam um desperdício de dinheiro, porque até poderia funcionar para uma roupa padrão, contudo seria caro demais para atender as mudanças constantes e variedade exigidas pela moda.



O protótipo da SotfWear Automation deu o primeiro passo para automatizar a costura de um item de roupa com produção bastante complexa. Segundo a empresa, o fechamento de uma calça jeans, tradicional, de cinco bolsos, envolve nada menos que 38 etapas diferentes de costura. A avaliação é que não houve avanços significativos nessa direção até agora porque o trabalho humano ainda é muito barato em grandes pólos de produção, como Bangladesh e Vietnã, mais recentemente a África. Mas, que dentro das empresas começam a pesar os custos para se deslocar pelo mapa de fornecimento em busca dos mais baratos, além das pressões em torno da remuneração justa e condições de trabalho corretas.

http://gbljeans.com.br/noticias_view.php?cod_noticia=7119

Exibições: 1117

Responder esta

Respostas a este tópico

Digamos que é uma boa ideia, porem não acompanha a versatilidade humana, nada si compara a mão hábil de uma costureira em centenas de faceta de uma montagem.
A avaliação é que não houve avanços significativos nessa direção até agora porque o trabalho humano ainda é muito barato em grandes pólos de produção, como Bangladesh e Vietnã, mais recentemente a África.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço