Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Roupas com Tecidos Inteligentes Ajudam o Desempenho no Calor

Fisiologista afirma que o uso de camisetas com tecido tecnológico é fundamental para fugir das altas temperaturas e evaporar o suor no verão

O grande desenvolvimento da tecnologia dos acessórios esportivos proporciona ao corredor a possibilidade de se beneficiar com produtos que agregam vantagens para um melhor desempenho. Atualmente, podemos encontrar vários produtos tecnologicamente desenvolvidos para uso dos praticantes de corrida como calçados esportivos, roupas de compressão, óculos, palmilhas, e entre outros, os chamados tecidos inteligentes para confecção da roupa do corredor.

Corrida na grama (Foto: Getty Images)
Camisetas específicas para o calor são importantes
nos treinos do corredor(Foto: Getty Images)

Nesta época do ano, com as temperaturas quebrando recordes, o conforto térmico é sem dúvida uma das prioridades. A tecnologia da indústria textil desenvolveu durante os últimos anos inúmeras pesquisas para conceber um tecido que pudesse cumprir a função de proteção inclusive em relação ao raios solares, e ao mesmo tempo apresentasse características adequadas quanto à necessidade de perda de calor.

Estes tecidos foram elaborados com uma tecnologia capaz de proporcionar o efeito de uma “segunda pele”. Na verdade, a roupa e, particularmente, a camiseta que o corredor usa, era vista como um verdadeiro adversário a mais a ser enfrentado quando se tratava de realizar atividades físicas mais prolongadas.

O problema era a dificuldade que os tecidos ofereciam à necessidade de evaporar o suor. A camiseta ficava verdadeiramente encharcada e representava uma barreira para o suor evaporar e resfriar a pele. Esta evaporação do suor é absolutamente indispensável para evitar o aumento da temperatura corporal em função da enorme quantidade de calor produzida pelo corpo em exercício. O que resfria o corpo é a evaporação e não a produção do suor. Se existe uma barreira para o suor evaporar, o corpo produz ainda maior taxa de sudorese e o risco de desidratação aumenta além do desempenho físico ser prejudicado.

O tecido tecnológico ou tecido “ïnteligente” das camisetas modernas literalmente transfere o suor produzido para suas camadas externas, facilitando a evaporação e o resfriamento do corpo. O resultado é que a camiseta retém muito menos suor, ficando inclusive muito mais leve, além de proporcionar muito mais conforto térmico e ser mais agradável no contato com a pele.

Para o corredor, é fundamental a escolha de uma camiseta que possua esta tecnologia. Correr com uma camiseta de tecido inadequado representa uma enorme desvantagem, principalmente quando o calor é um dos grandes adversários a ser enfrentado. Ao escolher sua camiseta, priorize o conforto térmico e tenha também o cuidado de usá-la em um treino, para se certificar de que não existe nenhum incômodo que apareça como uma surpresa desagradável justamente no dia de uma prova.

* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com.

Turibio Barros é Mestre e Doutor em Fisiologia do Exercício pela EPM. Foi membro do American College of Sports Medicine, prof. e coord. do Curso de Especialização em Medicina Esportiva da Unifesp e fisiologista do São Paulo FC e coord. do Depto de Fisiologia do E.C. Pinheiros - www.drturibio.com

Fonte:http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2013/01/roupa...

.

.

.

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - Clique Aqui

Exibições: 283

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço