Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

sol-protetor

Nesse tórrido verão, nossa família radicalizou: na praia, todos nós usamos camisetas com proteção UV de manga comprida. E a minha camiseta ainda cobre as costas das mãos. Achei que iríamos cozinhar nelas, mas uma entradinha na água refresca. Achei também que as crianças iriam encrencar com a ideia. Para meu espanto, adoraram. Porque o que elas sempre detestaram, ano após ano, era o longo ritual de passar filtro solar no corpo inteiro. Agora, a passada de filtro limita-se a rosto, pescoço, orelhas, mãos, pernas e pés. Verdade, ainda assim é muito! Mas é metade do que costumava ser. 

O Fator de Proteção Ultravioleta (FPU)

O FPU indica a eficácia de um tecido em bloquear a radiação ultravioleta do sol. O padrão FPU foi criado na Austrália e é adotado em vários países por fabricantes de roupas. Quanto maior o FPU do tecido, mais eficaz é o bloqueio dos raios UVA e UVB e, portanto, melhor é a proteção que o tecido oferece. Tecido com FPU abaixo de 15 não é considerado com proteção UV. Tecido com FPU acima de 50 é classificado com FPU 50+. A maioria dos tecidos de lycra e elastano tem FPU 50 ou mais, enquanto uma camiseta branca tem FPU entre 5 e 8.

Fatores que contribuem para o FPU de um tecido:
Composição dos fios – fibras sintéticas, como lycra ou poliester, em geral protegem mais do que algodão.

Trama do tecido – trama mais apertada protege mais.
Cor – cores mais escuras são geralmente melhores.
Stretch – tecido esticado reduz a proteção.

Umidade – muitos tecidos têm o FPU reduzido quando molhados. Por isso é bom escolher uma roupa com FPU alto para usar no mar ou piscina.
Condição do tecido – roupas gastas deixam passar mais radiação UV, protegendo menos.

Existem no mercado cada vez mais variedades de roupas com alto FPU e feitas de material leve e elástico. O estilo é de roupas de surfe, o que as torna atraentes. Contudo, não vi na praia muitos veranistas usando essas roupas protetoras. Mas certamente eram mais numerosos do que no verão passado, crianças mais do que adultos.

Único porém: as roupas com proteção UV são caras, infelizmente – aqui no Brasil. O preço das roupas infantis, então, chegam a um absurdo. Mas, se isso servir de consolo, economiza-se, e muito, no filtro solar.

Por Lucia Mandel

http://veja.abril.com.br/blog/estetica-saude/corpo/roupas-com-prote...

Exibições: 313

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço