Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Roupas São Os Produtos Que Os Consumidores Mais Parcelam

As roupas são os produtos que os consumidores mais parcelam no Brasil. Segundo pesquisa realizada em 2012 pela Fecomércio-RJ/Ipsos, dos consumidores que estavam pagando alguma parcela, 23% afirmou que o destino era o pagamento de itens de vestuário.
Em segundo lugar estão os eletrodomésticos (20%), seguidos pelos veículos (18%) e móveis (14%). As dívidas também fazem parte da lista, com 10% das citações. Eletrônicos (10%), itens para reforma da casa (8%) e alimentos (7%), também são pagos, com frequência, via parcelamento.
Pagando parcelado
O parcelamento, entretanto, não sofreu grande variação nos últimos anos. Se na edição de 2008 da pesquisa 32% dos entrevistados haviam afirmado que estavam pagando algum tipo de parcelamento, em 2012 o percentual subiu para 37%. 
Na mesma linha, o percentual de renda comprometida com esses pagamentos também cresceu no período, de 24% em 2008, para 27% neste ano. No entanto, o tipo de crédito escolhido pela maioria mudou nesses anos. Em 2008, 52% dos entrevistados optavam pelo financiamento direto na loja (ou carnê) e apenas 18% usavam o cartão de crédito. A pesquisa deste ano mostra inversão: atualmente 41% usam o cartão de crédito, ao passo que 37% recorrem ao financiamento em loja. 
Pesquisa de preços e de taxas
A pesquisa também revelou que se em 2008 72% dos brasileiros pesquisavam os preços à vista antes de efetuar o parcelamento, este ano, apenas 64% responderam que se preocupam em comparar custos à vista e a prazo antes de parcelar. Analisar as diferentes taxas de juros do mercado também não é uma atitude popular e perdeu adesão: de 54%, em 2008, para 43%, neste ano. 
A pesquisa
Realizada anualmente, a pesquisa contou com mil entrevistados de 70 cidades brasileiras, incluindo nove regiões metropolitanas.

Exibições: 145

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço