Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Por Greice Verrone
Designer de Moda

Perdeu algum detalhe do São Paulo Fashion Week 20 anos? Confira, a seguir, a primeira parte do resumo das principais tendências da principal semana de moda do Brasil.

Uma homenagem ao fazer que constrói, inclui, inspira, educa e transforma a partir do trabalho e esforço das mais diversas pessoas, em torno de objetivos comuns. É assim que o São Paulo Fashion Week (SPFW) celebrou seus 20 anos como a maior semana de moda do Hemisfério Sul. A 39ª edição ocorreu no Parque Cândido Portinari, em São Paulo. A temporada Verão 2016 teve um calendário intenso com 39 desfiles, além de exposições e ações que levaram conteúdo de moda para toda a cidade.

No primeiro dia de desfile do São Paulo Fashion Week 20 anos vimos:

ANIMALE – Comandada por Vittorino Campos, apresentou uma coleção sofisticada, elegante e glamourosa. Com a pegada das Olimpíadas no Rio trouxe para a passarela um clima de quadra de tênis resort, muito chique. Algodões de piquet são dublados e entretelados, ráfias são esmaltadas, lãs de verão aparecem bem leves. Entre as peças que mais chamam a atenção estão os looks coloridos e os bordados de uma forma que consomem 20 mil pontos por metro quadrado. Nobreza e esporte, noite e balneário, preto e branco geometriz e fluidez marcaram o desfile da grife.

 

Fotos: Agência Fotosite.

TNG – Inspirada no filme “Blue Havaii”, de 1961, a coleção de Henrico Paschoal é jovem, feliz e despretensiosa. Estampa floral Havaiana, que se repete em três diferentes combinações de cores, saias, bermudas e calças de sarja sem acabamento. Com predominância do azul, do branco e do tom de areia, pontuada em alguns momentos pelo pink e pelo amarelo, a coleção traz o mix do jeans, carro-chefe da TNG – desbotado e desgastado, com print floral desta vez – com tecidos leves e naturais como o algodão, o linho e a seda. A palha trançada aparece nos ótimos sapatos. A camisaria, sem manga na maior parte das vezes, usada com shorts e saias godês.

 

Fotos: Agência Fotosite.

CAVALERA – À noite, num descampado no parque, sentados sobre esteiras de palha, vimos um desfile único, com uma linda apresentação dos índios da tribo Yawanwa. Para uma marca que teve sua origem no rock and roll, houve ousadia ao olhar em outra direção. Com inspiração indígena, no masculino muita alfaiataria em tons neutros; no feminino, muitos bordados em miçangas e desenhos com significado espiritual.

 

Fotos: Agência Fotosite.

Para a comemoração do São Paulo Fashion Week 20 anos, vários estilistas e marcas uniram-se a diferentes comunidades de rendeiras de estados brasileiros e criaram peças especiais para a exposição “Renda-se”, organizada pela curadora de artesanato e arte popular, Renata Mellão, em parceria com o estilista Dudu Bertholini, para o Museu A Casa.

O projeto fez parte da agenda oficial do São Paulo Fashion Week e estava em sintonia com a campanha “Amo Moda Amo Brasil”, que destacou a importância da cadeia produtiva e criativa da moda e reforçou a identidade brasileira a partir de pilares como o algodão, o denim, a moda praia e os saberes e fazeres tradicionais do craft/artesanal, como atributos naturalmente associados ao lifestyle do país.

E no segundo dia de desfile, entraram na passarela: Paula Raia, Osklen, Juliana Jabour, Lily Sarti, Trya, Sacada, Ellus e Água de Coco, e os destaques foram os que você verá a seguir.

PAULA RAIA – Indo no contra fluxo, num mercado dominado pela necessidade de vender, a estilista apresentou uma coleção artesanal, muito preciosa, mesclando materiais e tecidos nobres com outros extremamente simples, como uma rede de pesca.

 

Fotos: Agência Fotosite.

ÁGUA DE COCO – Seguindo a linha artesanal, trouxe a renda para a moda praia de uma forma muito harmoniosa. Bordado richelieu, renda bilro, renascença, filé, labirinto aparecem misturadas às peças da coleção em linho, seda e Lycra.

 

Fotos: Agência Fotosite.

TRIYA - Isabela Frugiuele apresentou uma moda beachwear que chama a atenção para o manuseio dos materiais e a inovação nos tecidos usados na moda praia. Telados bordados nos maiôs criam um efeito gráfico e interessante. O neoprene ganha acabamento de canutilho resultando em um momento bem glamouroso. Outro destaque é o uso de uma microfibra que parece Lycra, só que bem fina, quase uma segunda pele. Diversas opções de modelagens e estampas também marcaram o desfile.

 

Fotos: Agência Fotosite.

E por falar em São Paulo Fashion Week, a próxima edição do evento, dedicada ao inverno 2016, já está marcada. Saiba mais aqui.

Você perdeu algum detalhe do São Paulo Fashion Week 20 anos? Aqui vai a segunda parte do resumo das tendências para o verão 2016 apresentadas na semana de moda mais importante do Brasil.

No terceiro dia do São Paulo Fashion Week 20 anos, o assunto era Gisele Bundchen. Depois de 20 anos de carreira (os últimos deles desfilando pela Colcci), a top model anunciou sua aposentadoria oficial das passarelas, com comoção geral e aglomeração na entrada da sala de desfiles digna de um show de estrela do rock. Além da Colcci, no dia desfilaram as coleções de Isabela Capeto, Reinaldo Lourenço, Alexandre Herchovith, Ronaldo Fraga, Lollita, Salinas, Vittorino Campos (agora em sua própria marca) e João Pimenta.

Vamos, então, a mais destaques do São Paulo Fashion Week 20 anos. Veja, a seguir, a segunda parte do resumo que preparamos especialmente aqui para o blog Falando de Criação.

COLCCI – O desfile mais esperado do dia trouxe uma referência roqueira suavizada para o calor, batizada de “Flower Punk”. Um mix de shapes e propostas temáticas compuseram a coleção da marca. As peças, ora em jeans azul mais claro, ora em jacquard encorpado, são boas opções para o verão. Na modelagem também houve alternância entre os looks estruturados, com rendas transparentes em vestidos. Na coleção masculina, destaque para alfaiataria, xadrez, tartan com print de oncinha em calças e blazers ajustados. No fim da apresentação, uma despedida acalorada com modelos veteranas como Fernanda Tavares, Ana Claudia Michels e Carol Ribeiro entrando na passarela de jeans e camisetas em homenagem a Gisele Bundchen, sem dúvida uma noite inesquecível para o evento.

 

Fotos: Agência Fotosite.

ALEXANDRE HERCHOVITCH – Inspirado nas pescadoras de pérolas do Japão, Herchcovitch apresentou uma coleção com elementos da simbologia feminina. A alfaiataria oriental e o mar, com suas ondas e espumas, vestidos que lembram maiôs, texturas que lembram algas, a figura da sereia foram os destaques. Numa modelagem impecável, a grife mostrou várias maneiras de trabalhar o babado, que o tornam desgastado em um efeito espuma do mar. Esse trabalho também é visto no látex. Para chegar a esse resultado, muitos testes são feitos antes e metros de tecido são usados. A proporção é de 5 metros de tecido para um 1 metro de babado.

 

Fotos: Agência Fotosite.

LOLLITA – A partir do tricô, a grife consegue efeitos de tressê, renda, tricô de couro, garantindo um mix de texturas que enriquecem a roupa.

 

Fotos: Agência Fotosite.

Saiba, em seguida, o que foi destaque no quarto dia do São Paulo Fashion Week 20 anos.

No quarto e penúltimo dia de SPFW, desfilaram Giuliana Romano, Lino Villaventura, Patricia Vieira, Acquastudio, Lenny Niemeyer, GIG Couture, Teca, Iódice e Samuel Cirnansck.

TECA – Num desfile com raízes, Helô Rocha trabalhou o candomblé de uma maneira muito luxuosa, misturando rendas, bordados e tecidos na mesma peça. A grife apresentou um circuito dos orixás de uma maneira sofisticada, chique e bem brasileira.

 

Fotos: Agência Fotosite.

LENNY NIEMEYER – Num clima sofisticado e luxuoso, ao som da orquestra Dynamic, sentada em fila indiana no meio da passarela, foi apresentada uma coleção de maiôs e biquínis que falava de clássicas fantasias de blocos de rua durante o carnaval: marinheiros, malandros, pierrôs. Os marinheiros foram mostrados com listras rasgadas em georgete branco e azul, assim como em lindos maiôs enfeitados por um trabalho de rede em linha de algodão grossa e forte. Os malandros apareceram nas listras coloridas das saias, vestidos, macacões e nos variados modelos de maiôs. Já os Pierrôs apareceram em figuras de naipes cortados em laser e em uma estampa de losangos coloridos.

 

Fotos: Agência Fotosite.

GIG COUTURE – Apresentou uma coleção toda em tricô num elevado patamar técnico de modelagem. Com inspiração na arquitetura Art noveau de Machintosh, mostrou coter e estampas que incluem um efeito tridimensional graças aos volumes criados no próprio jacquard feito pelo tricô.

 

Fotos: Agência Fotosite.

Por fim, veja os destaques do quinto e último dia do São Paulo Fashion Week 20 anos.

A temporada marcou uma parceria inédita do SPFW com o Museu Afro Brasil, que inaugurou a mostra “Africa Africans Moda” e apresentou o trabalho de cinco estilistas africanos: Palesa Mokubung (África do Sul); Amaka “Maki” Osakwe (Nigéria); Jamil Walji (Quênia); Xuly Bët (Mali) e Imane Ayissi (Camarões). O desfile integrou o projeto Africa Africans, que traçou um panorama sobre a criação visual contemporânea do continente por meio da vinda de obras de artistas de diversos países africanos. Ainda no último dia desfilaram: Fause Haten, Apartamento 03, Glória Coelho, Adriana Degreas, Wagner Kallieno, Amapô e 2 and floor.

FAUSE HATEN – Num desfile chamado de “roupas para pessoas reais”, vestidos de festa bordados com micropedaços de seda, canutilhos e cristais se alternavam com as peças de moletom mais casuais. Com shape de alfaiataria, estampa desenhada por Fause e pontos de luz em detalhes bordados com cristais. A cada troca de roupa era mostrada a beleza da mulher de mais de 50 anos (uma antiga cliente de Fause que desfilou sua coleção), totalmente adequada a todas as criações que vestia. Uma bela homenagem de Fause a pessoas comuns, mostrando que não é preciso ser eternamente jovem e magra para estar na moda.

 

Fotos: Agência Fotosite.

AMAPÔ – Um desfile jovem e divertido, ao som de David Bowie e Anita, CarolinaGOLD e Pitty Taliani, mostrou uma coleção em que o foco é o jeanswear. Cor é um elemento importante nas coleções da Amapô e aqui a marca trabalha muito com o neon, que aparece em peças como jaquetas, ou vários tons misturados na estampa 80’s de raios. Há sempre os “looks statement”, como as jaquetas recortadíssimas e com correntes, muito bons. Peças em moletom e sarja e biquínis e maiôs para parar a praia e a noitada. A coleção tem seu glamour e é sexy em alta voltagem. Na linha da moda sem gênero, a proposta é quase unissex para os meninos, com muito cor-de-rosa, jaquetas e shorts curtos, com peças usáveis e que, ao mesmo tempo, saem do lugar comum para o guarda-roupa masculino. A coleção também tem seu glamour e é sexy em alta voltagem.

 

Por Greice Verrone
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