Na nova safra, as 3,7 milhões de toneladas de algodão beneficiado (pluma) animaram o setor. E as exportações na faixa de 2,6 milhões de toneladas também foram muito significativas. A produção de algodão no Brasil para a safra 2024/2025 é estimada em 3,97 milhões de toneladas, o que representaria um aumento de 8%
Crédito: CSIRO via Wikimedia Commons
A área de colheita de 1,94 milhão de hectares representa um aumento de 280.000 hectares (17%) em comparação com 2023. Quase 1.900 kg de algodão por hectare.
Crédito: Divulgação Embrapa
O Mato Grosso responde por 73% da produção de algodão no Brasil. Já a Bahia cultiva 17% do algodão do país. São os dois estados com mais força no segmento.
Crédito: Heckel Júnior/Divulgação
Em 2023 a produção de algodão do Brasil já havia crescido, atingindo 3,3 milhões de toneladas, alta de 5,1% em relação à safra anterior, indicando expansão do setor.
Crédito: Divulgação Envato
Um dos motivos para o crescimento da produção de algodão nos últimos anos é a maior lucratividade na comparação com a soja.
Crédito: Forest & Kim Starr wikimedia commons
É um plantio mais demorado. Mas compensa. O lucro em um hectare de algodão equivale ao de quatro hectares de soja.
Crédito: Forest & Kim Starr wikimedia commons
Outro motivo é o aumento da demanda com o retorno das atividades presenciais, o que acaba impulsionando a indústria têxtil.
Crédito: CSIRO wikimedia commons
https://www.opovo.com.br/agencia/flipar/2025/01/10/safra-portentosa...
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI