Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Thaise Natalia de Oliveira, Coordenadora de P&D da Texneo, uma das maiores indústrias têxteis da América Latina, listou quatro curiosidades sobre alguns tecidos normalmente usados para confeccionar peças de vestuário.

Confira: 

Poliamida: trata-se de uma fibra sintética, criada em década de 30, nos Estados Unidos, pelo químico Wallace Hume Carothers e tem como principais características uma qualidade superior, com toque sedoso e sensação de frescor, que não amassa, não cria bolinhas, não exige cuidados especiais em sua lavagem e mantém a peça com cara de nova por muito mais tempo. Seu principal uso se dá em peças da linha esportiva, underwear e peças de moda praia, pois suas especificações técnicas são ideais para esse tipo de peça. E a grande novidade é que a moda casual está cada vez mais explorando o uso dessa fibra em peças para o dia a dia, devido a todos os benefícios que ela oferece. 

Poliéster: as fibras e malhas de poliéster são muito resistentes e duráveis, possuem fácil limpeza, não precisa passar, possui secagem rápida e as cores são vibrantes com excelente durabilidade e solidez. É uma fibra muito utilizada dentro do segmento têxtil, pois além de todas essas características positivas possui também um bom custo-benefício. É comumente usada em todos os segmentos de moda, sportswear, beachwear e lifewear, para criação de peças que possuem seu uso para prática de atividades físicas, para o dia a dia, em peças com modelagens dentro das principais tendências, como vestidos, blusas, saias, calças e shorts. Sua desvantagem é o toque, que tem como característica não ser tão sedoso e macio quanto às demais fibras e a possibilidade de reter odores, mas isso pode ser controlado com o uso de tecnologias específicas para esse fim. 

Algodão: se você busca por conforto extremo, sua escolha é o algodão! É uma fibra amplamente usada por apresentar alta suavidade e maciez, garantindo peças ideais para o uso diário e que possuem excelente absorção do suor, ajudando a manter o corpo seco. Demandam de maior cuidado na lavagem, pois podem apresentar encolhimento e maior probabilidade à formação de bolinhas (pilling), quando comparado com as fibras de poliamida e poliéster. 

Viscose: trata-se de uma fibra de origem vegetal, que deriva de plantas como madeira ou bambu. É uma malha delicada e necessita de cuidados especiais, como lavagem à mão ou em à máquina, em ciclos mais suaves. É também mais propensa a amarrotar, o que poderá exigir passar a ferro, mas possui toque muito suave, com caimento impecável e que assegura muito frescor e respirabilidade. Tem alta capacidade de absorção de suor, ajudando a manter o corpo fresco e confortável em climas quentes. E é uma fibra extremamente versátil, usada para criar uma ampla variedade de peças de vestuário. 

A consultora também destaca que a estamparia digital está em alta e seu uso é amplamente aplicado em todos os segmentos de moda, pois ela garante exclusividade, diferenciação e cria uma identidade para a peça. Ela tem apelo ecológico e seu uso ajuda a proteger nosso meio ambiente. É uma técnica de estamparia que poupa os recursos hídricos e reduz em até 95% o uso da água e economiza até 75% de energia para sua produção. 

https://www.abit.org.br/noticias/saiba-mais-sobre-os-tecidos-das-su...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 22

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço