Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

 
A paralisação seria dividida em 20 dias por três meses

Foto ilustrativa (Foto: Vieira Neto)

A paralisação parcial de uma semana (do dia 1º a 6 de outubro) da Santista Têxtil, as propostas de diminuir em 40% a produção e de parar toda a fábrica, dando licença não remunerada para 60 funcionários, são alguns dos pontos que o  Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Têxtil de Sergipe (Sinditêxtil) e  a direção  da empresa irão debater em reunião na próxima sexta-feira, 5, às 11h no Ministério do Trabalho.
De acordo com o presidente do Sinditêxtil, Giseldo Santos, a fábrica já deu férias coletivas e fez diversas pausas no período de uma semana tentando resolver o problema, mas desta vez querem parar 20 dias em outubro, com  mais 20 em dezembro e outros  20 em janeiro. “Não podemos aceitar que a empresa pare este período e dê licença sem remuneração por 20 dias no mês. O salário já é pouco e o trabalhador terá que viver com o equivalente a 10 dias do seu  salário”, argumenta.

Giseldo Santos aguarda uma decisão positiva para os funcionários

O sindicalista informa que cerca de 800 funcionários já foram demitidos pela Santista em todo país e 25 em Sergipe. “A explicação dada é que existe uma crise no setor vestuário no Brasil. Em Sergipe a indústria só trabalha com tecido para fardamento. Ela tinha 70% do seu mercado e hoje só tem um pouco mais de 25%. O motivo desta queda é a concorrência que consegue fazer o produto com preço menor”, explica.
Ao ser questionado se o Governo do Estado está ajudando neste caso, Giseldo Santos se restringiu a dizer positivamente que na última semana o presidente da Codise, Décio Portella, se reuniu com a diretoria da fábrica e já tem conhecimento do fato.
A equipe de jornalismo do Portal Infonet, conseguiu falar com o setor de Recursos Humanos da Santista, mas foi informado que somente a gerente de RH, de pré-nome Fabiana, poderia falar sobre o assunto e a mesma estava em reunião. Até o momento do fechamento da matéria, a redação não recebeu retorno da empresa. O Portal Infonet continua à disposição da Santista para os devidos esclarecimentos pelo email jornalismo@infonet.com.br ou pelo número (79) 2106-8000

 

FONTE: INFONET

Leia mais em:http://www.infonet.com.br/economia/ler.asp?id=134652

Exibições: 329

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço