Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

 

Se sua empresa for como as demais, você está enfrentando dilemas complexos em relação ao processo criativo de desenvolvimento de produtos, comunicação, vendas e distribuição.

Nos últimos anos, mudou quase tudo, a forma de vender, a forma de divulgar e principalmente a forma de buscar inspiração para o processo criativo.

Na venda, já sabemos que o vendedor tem apenas 40% da força que tinha antes da mesma, porque 60% dessa força está nas mãos do comprador. Ele é quem diz ao vendedor o que quer e quando.

Hoje,o comprador, em todos os níveis – do consumidor ao B2B–, sabemais sobre o produto que deseja comprar que muitos vendedores. Se você duvida disso, experimente entrar numa loja para comprar um aparelho celular. Muito provavelmente você deverá saber mais sobre o aparelho que deseja do que o vendedor que vai atendê-lo.

Mas como entender e atenderesse consumidorinstruído?

Apresento três pontos principais e seis perguntas para estimular sua curiosidade:

 

1.)     Assegurar a verba adequada: a primeira coisa é  tempo e recursos para buscar as informações em fontes confiáveis que possam ajudar a ver o consumidor como ele é hoje. Conhecê-lo a fundo é essencial. Não basta fazer o que os concorrentes fazem, é preciso conhecê-lo e saber do que ele gosta.

2.)     Produzir mercadorias com visão internacional: se esse consumidor sabe o que quer comprar – enão apenas no Brasil, pois a internet trouxe os fornecedores internacionais para dentrode casa –, você também precisa saber e produzir exatamente o que está na mente dele. Mas como saber isso se o processo de desenvolvimento de produto não tem as ferramentas adequadas ou se os recursos aplicados em P&D são tão limitados? É, não dá, tem que haver uma mudança básica no processo de dotação de recursos para dar aos profissionais criativos ferramentas certas e recursos suficientes para ganharem a guerra da concorrência, principalmente da internacional.

3.)     Contratar talentos e treinar o time: a pressão por resultados tem levado empresários a selecionar melhor seus  em todas as áreas, e não é diferente na criação e no desenvolvimento de produtos. Resultados precisam ser bem aplicados, mensuráveis, e as estratégias mais inteligentes, pois existe pouco espaço para o erro. Uma estratégia deve ser contar com talentos acima da média. O ser humano é a chave do processo; sem ele, não há criação nemcomo capacitar a equipepara vencer os desafios impostos pelos novos tempos de economia globalizada.

 

Proponho um exercício rápido: responda as perguntas abaixopara você mesmo.

 

– Você sabe o que é roupa wearable?

– Você tem aplicado tecnologias inovadoras em seus produtos?

– Você pesquisa tendências em fontes confiáveis para criar seus produtos?

– Você tem um orçamento suficiente para suas pesquisas?

– Você tem reciclado e treinado sua equipe de criativos?

– Eles conhecem a fundo o seu consumidor?

 

Agora,reflita e decida se precisa de ajuda.

 

Edson Jaccoud é empresário do segmento têxtil,cofundador da Threesale (empresa focada em melhorar os resultados dos clientes) eagente do GroupeCarlin de Paris.

contato@threesale.com

 

 

Exibições: 71

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço